Mais um para MS: Silvânia Costa fatura o ouro no salto em distância na Paralimpíada de Tóquio

Atletas do Estado são destaque nos Jogos do Japão 2021

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Silvânica Costa
Silvânica Costa

Mais um atleta de Mato Grosso do Sul conquistou a medalha de ouro na Paralimpíada de Tóquio nesta quinta-feira (26). Silvânia Costa confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro da prova do salto em distância, classe T11 (de pessoas com deficiência visual). Mais cedo, o campo-grandense Yeltsin Jacques havia faturado a medalha dourada nos 5 mil metros masculino T11.

Natural de Três Lagoas, Silvânia também foi ouro na prova em 2016 (Rio de Janeiro), venceu ao alcançar 5 metros (m), a sua melhor marca na temporada. A prata ficou com a uzbeque Asila Mirzayorova (4,91 m) e o bronze com a ucraniana Yuliia Pavlenko (4,86 m). A outra brasileira na disputa, Lorena Spoladore, terminou na quarta posição ao saltar 4,77 m.

Silvânia começou a disputa queimando as duas primeiras oportunidades. Na terceira ela saltou 4,76 m, na quarta 4, 69 m e na quinta, finalmente, veio a marca de 5 m. Na sexta ela saltou 4,84.

Sobre a atleta

Silvânia Costa de Oliveira (atletismo)

Nascimento: 23/05/1987, Três Lagoas (MS)

História: Desde criança, Silvânia tem uma enfermidade chamada Doença de Stargardt, por isso, sua visão regride paulatinamente. Seu encontro com o esporte ocorreu aos 18 anos, como uma ferramenta de inserção social.

Principais conquistas: Ouro no salto em distância nos Jogos Rio 2016; ouro no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015; ouro no salto em distância no Mundial de Doha 2015.