Mesmo com situação indefinida, clubes garantem presença na Série D do Brasileiro
A pandemia do novo coronavírus, que vem afetando o esporte de maneira avassaladora, fez, por enquanto, duas vítimas entre os times de futebol. Patrocinense-MG e São Caetano anunciaram que não vão participar da Série D do Campeonato Brasileiro, a quarta divisão nacional. Apesar do momento difícil, a maioria das equipes são a favor da disputa, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No meio de tantas incertezas, a semana ficou agitada por conta da desistência do São Caetano, ocorrida na quarta-feira. No dia seguinte, a CBF não aceitou que o EC São Bernardo ocupasse a vaga deixada pelo rival. A alegação é de que o clube do ABC paulista infringiu o regulamento em seu artigo 34, que exige que a desistência seja oficializada até 50 dias antes do início da competição. A data inicial seria 13 de março, o que, em tese, mudou com a pandemia.
Anteriormente, o Patrocinense manifestou estar com a saúde financeira debilitada e também ficará de fora da Série D. Como a desistência foi oficializada dentro do prazo previsto pelo regulamento, a Federação Mineira de Futebol (FMF) pode indicar o Villa Nova, de Nova Lima (MG), como substituto.
A CBF, responsável por organizar todos as divisões do Campeonato Brasileiro, em 6 de abril prometeu uma ajuda de R$ 120 mil a todos os participantes da Série D para cobrir prejuízos em seus Estaduais, além de bancar outras despesas de logística – transporte, hospedagem, alimentação e arbitragem. Mas, em contato com a reportagem, não quis confirmar se esse dinheiro já foi repassado aos clubes.
Mas parece que nem estes benefícios parecem satisfazer boa parte dos participantes. Sem dinheiro, diversas equipes – de Norte a Sul – não conseguem bater o martelo e cravar que irão participar da Série D em um ano de crise, no qual nem os Estaduais chegaram ao final.
“Estamos esperando uma posição da CBF. Se definir, com o Ministério da Saúde, que vai ter Série D e a CBF ajudar com questões como exames, que talvez precisem ser feitos para os jogos por conta deste cenário, a gente vai, sim, participar da Série D. Estamos nos organizando, é claro e evidente, ainda de longe”, afirmou o presidente do São Raimundo-RR, Sérgio Carvalho
O presidente do Goianésia-GO, Marco Antonio Mais, é outro que espera uma definição da CBF. “É certo que o Goianésia vai disputar a Série D, mas não sabemos com qual estrutura vamos conseguir formar a equipe, depois que tudo mudou. Precisamos nos reunir com os nossos patrocinadores, buscar novos, para saber com qual time poderemos contar”, disse.
Também de Goiás, o Crac, da cidade de Catalão, vai jogar segundo seu mandatário Roberto Silva. Mas acredita ser complicado para os clubes se os jogos forem sem a presença de torcedores. “Vamos sim. Agora fica pergunta quando começará e será que vai ter? De portão fechado será inviável a disputa”, comentou.
No Paraná, o Toledo confirmou que já recebeu o dinheiro da CBF. “Devido ao momento que estamos passando, estão havendo perguntas sobre a participação do TEC na Série D. Primeiro precisamos aguardar a definição da CBF: quanto ao calendário, se vai manter a fórmula, se vai ser de portão fechado ou não… São definições que vão impactar diretamente na decisão. Hoje o Toledo disputa a Série D, no mínimo com sua base. Vamos aguardar as definições”, revelou o presidente Carlos Dulaba.
FALTA DE DATAS – A falta de datas para início e término da competição, aliás, é apontada como um dos fatores que prejudicam o planejamento. Em princípio, a Série D começaria em 2 ou 3 de maio, com a fase preliminar, e conheceria o seu campeão em 22 de novembro. “Estamos aguardando um posicionamento da CBF quanto às datas e para ver se o regulamento continua o mesmo. Se haverá a fase preliminar ou se os clubes já vão entrar direto nos grupos ou se voltará o formato do ano anterior”, contou o presidente do Baré-RR, Oziel Neto.
Os clubes que se posicionam favoráveis à disputa, em geral, se apegam ao sonho de conquistar o acesso à Série C, feito que garantiria um calendário mais cheio na próxima temporada. “O Brasiliense Futebol Clube entende que, em seu calendário, a competição nacional tem grande importância. Por esse motivo, o clube não pretende desistir de disputar a Série D”, destacou o clube candango em uma nota oficial.
O ex-senador Luis Estevão, dono do clube candango, o mantém em ação. No momento ele cumpre em prisão domiciliar, também beneficiado pelo coronavírus. “Lutamos muito para conquistar esta vaga. Apesar das dificuldades que estamos enfrentando, vamos disputar, sim, a Série D. O Gama vai em busca de uma grande campanha nessa competição nacional”, opinou o presidente do time brasiliense, Weber Magalhães, ex-presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal.
PAULISTAS – Além do São Caetano, o Estado de São Paulo tem direito a mais três vagas. Elas serão ocupadas por Novorizontino, Mirassol e Ferroviária. Sobre a atual situação, o clube de Novo Horizonte apenas disse, por assessoria de imprensa, que vai disputar a Série D e espera o dinheiro da doação.
No time de Mirassol, o presidente Edson Antônio Ermenegildo está ciente das dificuldades que terá pela frente e por enquanto garantiu a presença do clube. “O Mirassol tem planejamento para integrar os campeonatos da CBF, com o que, conforme nosso entendimento, deve ser o ideal para todas as agremiações de futebol. O caminho é espinhoso, mas é único. Vamos que vamos, por ora. Aguardando posicionamento da CBF”, disse, sem revelar se já recebeu a ajuda da CBF. “(A ajuda) Significa que o campeonato será realizado. A saúde pública é primordial, mas o futebol ainda é a alegria do povão”.
Confira a situação de cada clube por região e Estado:
CENTRO-OESTE
Distrito Federal
Brasiliense – Sinaliza que irá disputar;
Gama – Sinaliza que irá disputar.
Goiás
Crac – Sinaliza que irá disputar;
Goianésia – Sinaliza que irá disputar;
Goiânia – Sinaliza que irá disputar.
Mato Grosso
Luverdense – Sinaliza que irá disputar;
Operário-VG – Sinaliza que irá disputar;
União Rondonópolis – Sinaliza que irá disputar.
Mato Grosso do Sul
Águia Negra – Sinaliza que irá disputar;
Aquidauanense – Sinaliza que irá disputar.
NORDESTE
Alagoas
Coruripe – Sinaliza que irá disputar;
Jaciobá – Sinaliza que irá disputar.
Bahia
Atlético Alagoinhas – Sinaliza que irá disputar;
Bahia de Feira – Sinaliza que irá disputar;
Vitória da Conquista – A diretoria ainda não se posicionou sobre o tema, o que deve acontecer após a pandemia da covid-19; elenco, porém, foi dispensado após paralisação do Campeonato Baiano.
Ceará
Floresta – Sinaliza que irá disputar;
Guarany de Sobral – Sem datas confirmadas para a competição, a diretoria ainda não se posicionou e só tomará uma decisão após o término da pandemia.
Maranhão
Juventude – Sinaliza que irá disputar;
Moto Club – Sinaliza que irá disputar.
Paraíba
Atlético Cajazeiras – Sinaliza que irá disputar;
Campinense – Sinaliza que irá disputar.
Pernambuco
Afogados – Sinaliza que irá disputar;
Central – Sinaliza que irá disputar;
Salgueiro – Sinaliza que irá disputar.
Piauí
Altos – Sinaliza que irá disputar;
River – Sinaliza que irá disputar.
Rio Grande do Norte
ABC – Sinaliza que irá disputar;
América – Sinaliza que irá disputar;
Globo – Ainda não crava participação, mas indica que irá disputar;
Potiguar – Ainda não crava participação, mas indica que irá disputar.
Sergipe
Freipaulistano – Ainda não crava participação, mas indica que irá disputar;
Itabaiana – Sinaliza que irá disputar.
NORTE
Acre
Atlético Acreano – Sinaliza que irá disputar;
Galvez – Sinaliza que irá disputar;
Rio Branco – Desistiu; Plácido de Castro deve entrar na vaga.
Amapá
Santos – Sinaliza que irá participar;
Ypiranga – Sinaliza que irá participar.
Amazonas
Fast Clube – Sinaliza que irá disputar;
Nacional – Sinaliza que irá disputar.
Pará
Bragantino – Sinaliza que irá disputar;
Independente – Ainda não crava participação.
Rondônia
Ji-Paraná – Sinaliza que irá disputar;
Vilhenense – Chegou a sinalizar desistência, mas voltou atrás; tenta uma parceria com empresários do Rio Grande do Sul para poder confirmar participação.
Roraima
Baré – Sinaliza que irá disputar;
São Raimundo – Ainda não crava participação, mas indica que irá disputar.
Tocantins
Palmas – Sinaliza que irá disputar;
Tocantinópolis – Sinaliza que irá disputar.
SUDESTE
Espírito Santo
Real Noroeste – Sinaliza que irá disputar;
Vitória – Sinaliza que irá disputar.
Minas Gerais
Caldense – Sinaliza que irá disputar;
Patrocinense – Desistiu; Villa Nova confirmou participação no lugar;
Tupynambás – Sinaliza que irá disputar.
Rio de Janeiro
Bangu – Sinaliza que irá disputar;
Cabofriense – Chegou a manifestar desistência, mas logo voltou atrás; agora sinaliza que irá disputar;
Portuguesa – Sinaliza que irá disputar.
São Paulo
Ferroviária – Sinaliza que irá disputar;
Novorizontino – Sinaliza que irá disputar;
Red Bull Brasil – Como a Red Bull comprou o Bragantino, a empresa viu o time ir para a Série A2 do Paulista e a vaga na Série D passar para o Mirassol, que irá participar da competição nacional;
São Caetano – Abriu mão da disputa; EC São Bernardo pleiteou a vaga, mas CBF não aceitou e competição deve ficar com um time a menos.
SUL
Paraná
FC Cascavel – Sinaliza que irá disputar;
Nacional – Sinaliza que irá disputar;
Toledo – Ainda aguarda algumas definições e não crava participação, mas indica que irá disputar.
Rio Grande do Sul
Caxias – Sinaliza que irá disputar;
Pelotas – Sinaliza que irá disputar;
São Luiz – Sinaliza que irá disputar.
Santa Catarina
Joinville – Sinaliza que irá disputar;
Marcílio Dias – Sinaliza que irá disputar;
Tubarão – Sinaliza que irá disputar.
Notícias mais lidas agora
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
- VÍDEO: Perseguição a traficante mobiliza helicóptero da PRF e termina com motorista preso em Dourados
- Inspeção identifica racionamento de água, falta de ventilação e superlotação em presídio
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Últimas Notícias
Mesmo com otimismo de representante do setor, comerciantes do Centro reclamam de movimento fraco
Segundo Fecomércio, movimentação deve ser de R$ 1,27 bilhão em MS
Dólar cai com China e commodities, após ajuste de alta na abertura
No radar está a decisão do Copom, na quarta-feira, 11,
Idosa cai em golpe do pix e perde quase R$ 10,5 mil em MS
A vítima recebeu uma mensagem em seu WhatsApp de um suposto gerente bancário
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.