A do novo provocou uma intensa mudança na rotina dos atletas que viram os campeonatos serem adiados por conta do risco da disseminação do vírus. Sem uma data prévia para o seu retorno, os treinos foram duramente afetados e a nova realidade parece ser complicada de seguir.

A atleta campo-grandense de , Thaynara Victória Soares da Silva, de 17 anos conta que a pandemia dificultou sua rotina de treinos que já era estabelecida e não interferia em outras situação, como o seu ensino. Ela está no último ano do Ensino Médio e a pandemia acabou prejudicando não só as aulas, mas também seus treinos.

“Mudou totalmente, dificultou minha de treinos e também atrapalhou meu último ano do ensino médio, deixando as coisas bem conturbadas”, detalha a atleta.

Com os eventos deste ano cancelados, Thaynara explica que a nova adaptação está sendo complicada, mas “que está dando o melhor” durante a quarentena. “Estou fazendo treinos físicos, indo na academia com os devidos cuidados e também estudando as técnicas do Jiu-Jitsu”, disse. Em meio a tanta coisa ruim acontecendo, ela aproveita para fortalecer a mente e enxerga nos livros, uma forma de manter a mente tranquila.

A frustração acompanhada do entendimento

Neste ano, a atleta disputaria um grande número de campeonatos regionais e nacionais. Entretanto, a pandemia acabou cancelando todas as competições e isso acabou deixando “no começo muito chateada e desanimada”, mas que aos poucos foi percebendo que isso envolveria a saúde de todos e desta forma, ela procurou se adaptar da melhor maneira.

Ainda sem saber quando volta aos tatames, a jovem lutadora reafirma que a pandemia influência no desempenho do atleta, não apenas na rotina, mas também na periodização dos treinos.

Thaynara explica que alguns eventos acabaram voltando gradualmente, mas que são fechados e apenas atletas contratados e mais graduados podem lutar.

Currículo de gente grande

A trajetória, apesar de curta, já conta com uma lista extensa de títulos que foram conquistados nos últimos anos. Thaynara Victoria é tricampeã brasileira, bicampeã mundial de jiu-jitsu, bicampeã do Troféu Brasil e venceu recentemente a competição da categoria absoluto disputado em Curitiba (PR). Além disso, a campo-grandense venceu outros títulos em torneios que foram disputados em Mato Grosso do Sul.

Recentemente, ela acrescentou em seu currículo o campeonato Sul-Americano, que foi disputado em São Paulo. Neste ano, antes do início da pandemia, Thaynara também foi ouro no Campeonato Brasileiro em São José, em Santa Catarina.