A tem neste 2019 um dos calendários mais competitivos dos últimos anos, com muitas melhorias permitidas para os carros em favor do desempenho, e pilotos olhando para enfrentar o campeão Lewis Hamilton.

Fórmula 1 2019: Hamilton, Vettel ou Leclerc?
IMAGE SOURCE: Unsplash.com

Novas regras, 21 corridas, 3 protagonistas

Em 2019, novas regras foram adicionadas com foco no desempenho dos carros, e como apontado pelo site esportivo da ESPN, a F1 acredita que elas podem aumentar as ultrapassagens em 50%, tornando a competição ainda mais atraente. Certamente, esse aumento nas possibilidades varia de acordo com o desenho de cada circuito, já que, por exemplo, no GP da Austrália, os pilotos não tiveram muita oportunidade de usar toda a largura da pista. No entanto, no Bahrein, uma coisa muito diferente foi vista, já que o design da pista deu aos pilotos mais liberdade para obter um melhor desempenho de seus motores e aproveitar as mudanças aerodinâmicas que também foram permitidas nos carros para esta temporada. Um exemplo disso foi apresentado pelos pilotos que se mostram como protagonistas do circuito de Fórmula 1 neste 2019, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, que em 11 de abril, a plataforma de apostas esportivas Betway coloca como favoritos para vencer o campeonato de pilotos, com 54,6%, 25% e 25%, respectivamente. O faoritismo é um reflexo do excelente trabalho que os pilotos da Ferrari mostraram na pré-temporada e nas primeiras disputas do campeonato. No entanto, apesar de Hamilton continuar como favorito para este 2019, o calendário de Fórmula 1 tem um total de 21 etapas, nas quais esses três pilotos darão o seu melhor para serem os melhores. Além do acima exposto, a temporada atual já teve surpresas a favor da competição, como a vitória de Valtteri Bottas na primeira corrida da temporada, dominando o GP da Austrália do início ao fim, e agora mais recentemente no GP do Azerbaijão disputado no ultimo domingo 28/04. Apesar da perseguição ao companheiro de equipe, Hamilton ficou mesmo na segunda colocação. Também no Campeonato, os dois figuram na mesma posição da corrida, com o inglês (86) um ponto atrás do finlandês (87)

Juventude e experiência contra Hamilton

O britânico Lewis Hamilton está à procura do seu terceiro campeonato consecutivo em 2019, no entanto, a experiência de Vettel e o talento do jovem Leclerc a bordo das suas Ferraris, tentam impor-se no caminho do piloto da Mercedes a outro título. Neste contexto, Charles Leclerc já levantou a mão como candidato ao título este ano, tornando-se o primeiro piloto de Mônaco em largar da pole position, fazendo-o no GP do Bahrein, onde estabeleceu um novo recorde histórico da pista, completando uma volta em 1m27s866. Infelizmente, uma falha no motor do carro de Leclerc fez com que Hamilton ficasse com a vitória daquela corrida, já que a Ferrari do piloto monegasco perdeu o sistema de recuperação de energia na volta 46, enquanto ele estava em segundo lugar e no meio de uma forte perseguição de Hamilton. Por sua parte, o experiente piloto alemão Sebastian Vettel caracterizou seu início nesta temporada não por falhas mecânicas, mas por erros na pista, que custaram a ele ficar fora das três primeiras posições. No entanto, Lewis Hamilton já se expressou sobre o momento em que Sebastian Vettel vive, comentando que não tem vantagem mental sobre ele, apesar dos erros do alemão, como mostrado pelo site Motorsport. Devido a isso, Hamilton ressalta que a história de sucessos de Vettel é muito maior do que seus recentes vacilos e, por isso, deve se concentrar em competir da melhor maneira possível em cada uma das corridas do ano. Como mostrado pelo jornal esportivo Récord, Hamilton e Vettel estão entre os pilotos que ganharam mais dinheiro na F1, e isso é devido a um desempenho positivo constante dentro das pistas. Por isso não se deve descartar o experiente alemão para esta temporada.

Fórmula 1 2019: Hamilton, Vettel ou Leclerc?

A temporada de 2019 da Fórmula 1 promete forte concorrência entre os pilotos da Mercedes e da Ferrari, com uma mistura bastante interessante de juventude e experiência entre seus pilotos. É importante notar que Charles Leclerc está apenas competindo em sua segunda temporada na Fórmula 1, enquanto Lewis Hamilton e Sebastian Vettel começaram a competir na F1 desde 2007 e já acumulam 9 títulos entre os dois pilotos. Enquanto isso, os principais vencedores nesta batalha são os espectadores, pois desfrutam de um show cada vez mais competitivo em cada uma das corridas da máxima categoria do automilismo.