A nave russa Soyuz MS-07 retornou à Terra neste domingo (3) com três cosmonautas a bordo trazendo a bola que será utilizada na abertura da de 2018. Marcada para o dia 14 de junho, a abertura acontecerá no Estádio Luzhniki, em Moscou, momentos antes da primeira partida do torneio entre Rússia e Arábia Saudita.

O Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia (CCVE) informou que o japonês Niroshige Kanai, o americano Scott Tingle e o russo Anton Shkaplerov estão em perfeito estado de saúde. Os três cosmonautas estavam desde dezembro na Estação Espacial Internacional.

Inicialmente, a bola Telstar 18, levada pelo trio até a Estação Espacial, será utilizada na abertura da Copa do Mundo no próximo dia 14, quando a Rússia enfrentará a Arábia Saudita. A Fifa, no entanto, ainda não confirmou a utilização da bola na partida.

A Rússia já utilizou seu programa espacial para promover a Copa em março. Na ocasião, o cosmonauta Russo Oleg Artemiev anunciou, acompanhado do lobo Zabikava, mascote da Copa, que a Telstar 18 levada para o espaço, seria usada na abertura.

Em outubro de 2014, o logotipo do Mundial também foi apresentado pelo país na estação espacial. O evento foi transmitido por emissora de todo o mundo e acompanhado pelo presidente da Fifa na época, o suíço Joseph Blatter.