Atual campeã mundial, a Alemanha estreou em campo na da Rússia com uma surpreendente derrota de 0 x 1 para o México. Lozano marcou o único gol da partida, logo no primeiro tempo. na 

Lozano teve outras boas chances durante a partida, como um bom passe na área no primeiro minuto, mas Boateng, lateral da Alemanha, conseguiu evitar uma finalização poderosa.

A Alemanha ficou a maior parte do tempo com a posse de bola, enquanto o México acelerava em saídas rápidas ao contra-ataque. O centroavante Kimmich chegou a bater aos 19 minutos para o gol, mas sem força, batendo na defesa tranquila de Ochoa.

Com os ‘olés' da torcida, os ânimos do México ficaram maiores aos 34 minutos do primeiro tempo. Herrera, um dos melhores em campo, desarmou Müller na entrada de sua área. Passou para Hector Moreno, que lançou rapidamente para Chicharito, que tabelou com Vela e avançou.

O centroavante esperou a passagem de Lozano e tocou para o companheiro, que dessa vez acertou, driblando Ozil e batendo no canto direito, sem chance de defesa para o goleiro Neuer.

O gol despertou novamente o ímpeto da Alemanha. A equipe de Joachim Löw partiu para o campo de ataque. Mas a grande chance de empatar parou em Ochoa. Kroos cobrou falta da entrada da área. A bola partiu em direção ao ângulo, mas o goleiro mexicano conseguiu o desvio e o travessão evitou a igualdade no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, a Alemanha tentou aumentar a pressão sobre o adversário. A pressão na saída de bola mexicana diminuiu o número de contra-ataques sofridos, mas ainda não resultava em chances claras de gols.

Aos 11, Vela desperdiçou uma oportunidade claríssima de ampliar a vantagem. Os mexicanos partiram com a bola dominada contra apenas um defensor, mas o passe de Chicarito para Vela foi forte demais e a defesa alemã conseguiu afastar o perigo.

Joachim Löw colocou as suas principais opções o setor ofensivo em campo: Reus entrou no lugar de Khedira, Mario Gomez na vaga de Plattendardt e Brandt substituiu Timo Werner. Em uma bicicleta entre os zagueiros mexicanos, Kimmich fez os torcedores se erguerem das cadeiras. Mas a bola passou por cima do gol de Ochoa.

O México seguia perigoso no contra-ataque, mas o domínio alemão crescia a cada minuto. Juan Carlos Osório , ex-técnico do São Paulo, colocou o experiente defensor Rafa Márquez em campo para tentar conter as investidas do rival.

Com uma linha de cinco defensores, e outros quatro jogadores protegendo a entrada da área, o México resistia aos ataques alemães. Chicharito brigava sozinho contra os zagueiros alemães, mas os contra-ataques não ameaçaram o gol de Neuer. Aos 43, após bate e rebate na área, Brandt aproveitou um rebote e chutou com força. A bola bateu na trave e saiu, para desespero dos alemães e êxtase dos mexicanos.