Felipe Massa largou em 12º e chegou em nono

 

Se o campeonato de 2016 da fosse uma roda gigante, Nico Rosberg estaria no topo neste momento. Mais veloz durante todo o fim de semana do GP do Japão, válido pela 17ª etapa da temporada, o alemão venceu com tranquilidade após largar na pole position e ficou ainda mais perto de seu primeiro título mundial.

Quem está em baixa é seu companheiro e rival na briga pela taça, Lewis Hamilton. O inglês largou muito mal, caiu de segundo para oitavo, mas ainda conseguiu se recuperar e chegou em terceiro, atrás de Max Verstappen, da RBR. Restando 100 pontos em jogo nas quatro etapas restantes, Rosberg aumentou sua vantagem para Hamilton de 23 para 33 pontos. Quem saiu feliz do Circuito de Suzuka – além de Rosberg, é claro – foi a Mercedes. Com o resultado, a escuderia alemã selou antecipadamente seu terceiro título consecutivo do Mundial de Construtores.

Felipe Massa largou em 12º, apostou em uma estratégia de apenas um pit stop e terminou em nono, deixando para trás seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas, que fechou a zona de pontuação. Com os dois pontos marcados, o brasileiro voltou ao top 10 da classificação geral. Já Felipe Nasr, da Sauber, chegou na mesma colocação em que largou, o 19º lugar. 

Vencedor da etapa anterior, Daniel Ricciardo não teve um dia tão inspirado e chegou em sexto, atrás da dupla da Ferrari, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Destaque para a Force India, que colocou Sergio Pérez e Nico Hulkenberg em sétimo e oitavo. A decepção ficou por conta da McLaren: Fernando Alonso foi apenas o 16º, e Jenson Button, o 18º. A corrida foi marcada por não ter abandonos, fato raro. 

Rosberg largou bem e conseguiu impor um ritmo tranquilo, mantendo sempre a diferença para o segundo colocado na casa dos 4s, sem nunca ser ameaçado. Com a vitória tranquila, o alemão da Mercedes chegou a  23ª vitória, igualando Nelson Piquet como o 12º maior vencedor da história da F1. Hamilton teve uma péssima largada, mas fez boa prova de recuperação, superando praticamente todos os adversário que o passaram na largada, menos Verstappen. O britânico bem que tentou passar o rival nas voltas finais, mas viu o holandês fechar a porta na penúltima volta em uma manobra polêmica. Ao menos, Hamilton pode se contentar em ter chegado aos 100 pódios na carreira. Ele é o terceiro a alcançar este número. À frente dele estão apenas Michael Schumacher (155) e Alain Prost (100).