Pular para o conteúdo
Esportes

Sem apoio, paratleta de MS cogita defender município de outro estado

Natural de Juti, Rosana tem seis medalhas em seis torneios disputados
Arquivo -

Natural de , Rosana tem seis medalhas em seis torneios disputados

Sem conseguir patrocínio e apoio local, a paraatleta Rosana Urbieta, de 32 anos, cogita defender município de outro estado. Nascida e criada em Juti, a 306 quilômetros da Capital, Rosana precisa tirar dinheiro do próprio bolso para disputar as competições nacionais. “Penso em buscar apoio fora do Estado, pois não quero parar de competir”.

A paraatleta sul-mato-grossense disputará Copa do em Curitiba no dia 10 e, mais uma vez, terá que se patrocinar. Ela conta que recentemente só não desistiu do esporte por ter conseguido comprar equipamento.

“Há três anos que pratico o esporte, conquisto medalhas, e nunca fui ajudada pelo município. O tiro é um esporte que tem altas despesas. É preciso apoio, e não temos. É triste, desanimador, desmotiva”, relata Rosana.

Desde que sofreu acidente e perdeu um membro, Rosana se dedicou ao tiro esportivo. “Não quero ter que parar. Depois do acidente, o tiro é minha motivação, meu combustível”. Ela começou a disputar torneios da modalidade a partir de 2012.  

De lá para cá, subiu ao pódio em todas as competições. São dois ouros (Campeonato Brasileiro 2012 e Campeonato Sul-brasileiro 2014), duas pratas (2ª Copa do Brasil 2014 e Campeonato Brasileiro 2014) e dois bronzes (Copa do Brasil 2014 e Copa do Brasil 2013).

Rosana afirma já ter procurado a prefeita Isabel Rodrigues (DEM), mas voltou de mãos atadas. “É ruim para mim e para o município. Quando tem atleta de alto nível eles não valorizam”, critica. Ela ainda vê as dificuldades aumentarem por ser para atleta. “É mais difícil para os que disputam esportes paraolímpicos conseguir apoio, patrocínio”.

Outro lado

A equipe de reportagem contatou a Prefeitura de Juti e foi informada via assessoria que a prefeita Isabel Rodrigues (DEM) visitou Rosana recentemente e que é estudada uma forma de ajudar a paraatleta a disputar competições nacionais.

A administração municipal reiterou que não há nada garantido, mas que há diálogo para disponibilizar alguma forma de apoio para a esportista jutiense.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

À espera de Diniz, Vasco leva virada do Vitória, aumenta jejum e entra na zona de rebaixamento

Últimas Notícias

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista

Polícia

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Suspeitos foram localizados após rastreio do aparelho celular