Ana Márcia entrou para a história do atletismo mundial

Nascida em Rio Verde, município distante 204 quilômetros da Capital, a maratonista Ana Márcia Borges Gomes marcou história no atletismo mundial ao se tornar, neste domingo (31), a primeira mulher sul-americana a completar 10 vezes a maior ultramaratona do mundo, na África do Sul.

Além de tradicional e mais antiga, a ultramaratona ‘Comrades Marathon’, é considerada a mais importante e difícil da modalidade. Criada em 1921, para homenagear os soldados sul-africanos mortos na I Guerra Mundial, que  marcharam 2.700 quilômetros da África Oriental até a Alemanha, a prova tem hoje 8,7 quilômetros de extensão.

Do total do percurso, pelo menos 75 quilômetros são de subida, o que dificulta o ritmo e aumenta o nível dos competidores. Neste domingo, pelo menos 23 mil atletas de 60 países fizeram o trajeto entre as cidade sul-africanas de Durban e Pietermaritzburg.

Formada em direito, Ana Márcia tem 46 anos e há 22 anos exerce trabalho como analista Judiciário, Especialidade oficiala de Justiça avaliadora Federal. Neste domingo ela conquistou o Green Number, prêmio dado ao seleto rol de atletas que completaram uma dezena de vezes a prova.

A atleta sul-mato-grossense completou o difícil percurso deste domingo com o tempo de 10h27min34′. Desde que começou a competir, em 1999, Ana Márcia já participou de cerca de 200 provas em pelo menos 20 países.