José Roberto Guimarães convoca seleção feminina de vôlei e já planeja 2024

Treinador chamou jogadoras jovens como Ellen, do Pinheiros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Treinador chamou jogadoras jovens como Ellen, do Pinheiros

A seleção brasileira feminina de vôlei começa seu ciclo olímpico de 2016 pensando em 2024. O técnico José Roberto Guimarães convocou nesta segunda-feira 33 jogadoras para disputa do Grand Prix, Jogos Pan-Americanos e amistosos de olho na passagem rápida do tempo. Por esse motivo, o treinador chamou jogadoras jovens como Ellen, do Pinheiros, e Gabi, do Rio de Janeiro, promessas para o futuro da equipe nacional.

”Para se formar uma geração que possa competir bem e que seja vencedora temos um trabalho de oito a 12 anos”, afirmou. José Roberto lembrou que estava preparando a geração campeã olímpica de 92 para vencer em 96. “Eram jogadores jovens mas talentosos, e que realizaram um grande feito. A gente procura jogadoras talentosas que possa encaixar nesse tempo de proposta de trabalho. Foi algo que fez a China em 2004, a Rússia, Cuba tricampeã olímpica. Um trabalho de anos. E a mesma coisa estamos tentando fazer já pensando em 2024”, explicou.

Para o ano de 2015 o Brasil tem desafios como a medalha de ouro no Pan de Toronto e vencer o Grand Prix. Mas o foco é mesmo Rio em 2016. “Faltam 459 dias. Estou muito apreensivo com esse tempo, que considero curto. Vejo uma Superliga pela frente e vamos ter um acompanhamento maior das jogadoras quando elas estiverem nos clubes, porque a prioridade são os Jogos Olímpicos”, projetou o treinador.

A grande novidade da lista é Sassá, que vem como líbero e não como oposto. “Sempre foi muito de grupo, foi decisiva em todos os campeonatos e sempre apresentou qualidade no passe e volume do jogo. Que ela seja feliz em sua nova posição”, declarou, sem esconder que Fabi sempre foi sua primeira opção. A jogadora decidiu se aposentar da Seleção aos 35 anos.

“Queríamos contar com a Fabi, que é uma jogadora pronta por tudo o que ela construiu no vôlei. No caso da Sassá, a gente diz que a Seleção está aberta a todas as jogadoras. Ela vai ser avaliada, como todas as outras, mas sabemos que ela tem condições. Ela tem personalidade e, mais importante, se sente feliz na Seleção”, disse o técnico.

Diferente do time masculino, onde Bernardinho vai ficar com o time da Liga Mundial e mandar seu auxiliar, Rubinho, para o Pan de Toronto com jogadores jovens, no feminino é José Guimarães quem vai ao Canadá e deve levar a experiência de Jaqueline e Fernanda Garay. “A prioridade é para que todas joguem, dentro do possível, e vendo jogadoras mais jovens em torneio. Não dá para dizer quem vai para onde agora. A ideia seria mandar algumas mais experientes para o Pan até para “poupar” da viagem extensa na Ásia”, disse.

O calendário do Brasil começa na última semana de junho, quando o time viaja para a primeira etapa do Grand Prix, que começa no próximo dia 3 na Tailândia. Depois joga em São Paulo e se divide: parte segue para a Itália, para jogar o Grand Prix e depois a fase final em Omaha, nos Estados Unidos, e parte vai ao Pan de Toronto. Como o time está fora da Copa do Mundo, faz um amistoso internacional no Maracanãzinho no fim de agosto contra Bulgária, Alemanha e Holanda.

“Queríamos jogar a Copa do Mundo. Mas foi até bom, porque como o torneio classifica para os Jogos Olímpicos, poderíamos influenciar em alguma classificação e isso não seria muito bom”, comentou José Roberto. Em setembro mais treinos e jogos amistosos com Holanda na Holanda e no fim do mês Sul-Americano em Cartagena na Colômbia.

Fabiana e Sheila não estão na lista. Elas vão ser poupadas dos torneios deste ano e devem jogar apenas o torneio internacional do Rio de Janeiro em agosto.

Veja a lista:

Ponteiras: 

Ellen (Pinheiros-SP) 23 anos 

Fernanda Garay (Rússia) 28 anos 

Gabi, (Rio de Janeiro) 21 anos 

Jaqueline (Minas) 31 anos 

Mari Paraíba (Minas) 28 anos 

Michelle (Brasília) 28 anos 

Natália (Rio de Janeiro) 26 anos 

Rosamaria (Pinheiros) 21 anos 

Suelle (Sesi) 28 anos

Centrais: 

Adenízia (Molico) 25 anos 

Carol (Rio de Janeiro) 24 anos 

Angélica (Brasilia) 

Bárbara (Sesi) 27 anos 

Fran (Pinheiros) 22 anos 

Juciely (Rio de Janeiro) 34 anos 

Letícia (Minas) 24 anos 

Mara (São Caetano) 23 anos 

Mayhara (Rio de Janeiro) 25 anos 

Thaisa (Molico) 27 anos

Opostas: 

Ana Paula (São Cristóvão) 21 anos 

Ivna (Molico) 25 anos 

Jéssica (Brasília) 28 anos 

Joycinha (Coréia do Sul) 30 anos 

Monique (Sesi) 28 anos

Levantadoras: 

Ana Tiemi (Romênia) 27 anos 

Dani Lins (Molico) 30 anos 

Fabíola (Rússia) 32 anos 

Juma (São Caetano) 22 anos 

Macris (Pinheiros) 26 anos 

Roberta (Rio de Janeiro) 25 anos

Líberos: 

Camila Brait (Molico) 26 anos 

Léia (Pinheiros) 30 anos 

Sassá (Minas) 32 anos

Conteúdos relacionados