FIA ‘ignora’ regra nova e Raikkonen escapa de punição pesada

A FIA decidiu não punir a equipe por ter liberado o finlandês com uma das rodas soltas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A FIA decidiu não punir a equipe por ter liberado o finlandês com uma das rodas soltas

O erro que acabou com a corrida de Kimi Raikkonen saiu barato para a Ferrari. A Federação Internacional de Automobilismo decidiu não punir a equipe por ter liberado o finlandês com uma das rodas soltas – mesmo que mudanças feitas no regulamento deste ano aumentem as penas para esse tipo de contravenção.

De acordo com as regras que entraram em vigor em 2015, se a equipe liberar o piloto de forma insegura dos boxes, recebe uma punição automática da perda de dez posições no grid de largada da prova seguinte. E, se o piloto continuar na pista após ser liberado sem segurança, receberia mais uma pena.

Raikkonen, que chegou a voltar à pista e parou o carro algumas curvas depois, abandonando a prova, escapou sem receber qualquer tipo de punição.

De acordo com a FIA, a Ferrari explicou que “o sistema utilizado para monitorar o pit stop não indicou que o carro estava em condição insegura quando foi liberado e a equipe perdiu para o piloto parar imediatamente depois que o problema foi aparente para ele e para a telemetria. A equipe ficou atenta à telemetria e o delegado técnico aceitou que o carro não estava em situação insegura e decidiu não punir o piloto.”

O problema no pit stop ficou claro logo que Raikkonen saiu dos boxes, quando os mecânicos envolvidos na troca da roda traseira esquerda acenaram indicando que a roda não havia sido presa. Mesmo assim, o carro foi colocado no chão e o semáforo que dá a luz verde ao piloto foi acionado.

Logo depois do incidente, o chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, que fazia sua primeira prova no commando da equipe, foi visto conversando com os mecânicos nos boxes – e negou que tivesse dado uma bronca nos profissionais. “Fui lá antes de tudo para acalmá-los porque não quero que entrem em pânico. Em segundo lugar, perguntei ao mecânico o que tinha acontecido, ele me explicou e disse que ele deveria permanecer focado e não se preocupar. Acontece.”

Enquanto Raikkonen, que já havia tido problemas na mesma roda traseira esquerda em seu primeiro pit stop, abandonou, seu companheiro Sebastian Vettel foi o terceiro colocado no GP da Austrália.

Conteúdos relacionados