Serão dez decisões

O Campeonato Brasileiro chega à reta final. Faltam dez rodadas para saber quem levantará a taça, quais times estarão na Copa Libertadores de 2016 e também quais terão de disputar a Série B no ano que vem. Entre os 20 times da elite, tem um que luta para que o descenso não faça parte da sua história pela terceira vez em um intervalo de oito anos: o da Gama.

Dado como rebaixado por muitos há algumas semanas, o Vasco venceu quatro dos últimos cinco jogos, além de um empate, deixou a lanterna do Brasileiro e agora vê uma luz no fim do túnel para escapar daquilo que estava praticamente decretado. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o time de Jorginho tem 85% de cair para a Segunda Divisão nacional.

A tarefa, entretanto, não será fácil. Serão dez decisões, assim como foi para o rival Fluminense, em 2009. Há seis anos o tricolor carioca chegou a 29ª rodada na última posição, mas uma arrancada incrível nos dez jogos finais fez com que o time de Fred e companhia escapasse do segundo rebaixamento à Série B em seus 113 anos.

 

Foram sete vitórias, contra Santo André (2 a 1), Atlético-MG (2 a 1), Cruzeiro (3 a 2), Palmeiras (1 a 0), Atlético-PR (2 a 1), Sport (3 a 0) e Vitória (4 a 0), além de três empates: Internacional (2 a 2), Goiás (2 a 2) e Coritiba (1 a 1) para que o “milagre” ocorresse. Dos 30 pontos finais, a equipe do técnico Cuca conquistou 24, e pulou dos 22 para os 46, da lanterna para a 16ª colocação.

O Vasco, este ano, não está na última posição e não tem apenas quatro vitórias, mas a sua missão para escapar será parecida com a do rival. Com 26 pontos, teria de conquistar 20 dos 30 que serão disputados, para atingir a pontuação considerada ideal para permanecer na elite: 46. Desde 2006, primeiro ano que o torneio foi disputado com 20 clubes, nenhum foi rebaixado com tais números.

Hoje na penúltima posição, o Vasco terá pela frente cinco equipes que lutam contra a queda diretamente com ele. Avaí (29ª rodada), Chapecoense (30º), Fluminense (33º), Joinville (36ª) e Coritiba (38ª) – sim, o mesmo adversário do rival em 2009. Fora isso, ainda enfrentará o São Paulo (31ª), Grêmio (32ª), Palmeiras (34ª), Corinthians (35ª) e Santos (37ª), cinco times que estão na briga por algo maior no torneio, seja pelo título, no caso de Corinthians e Grêmio ou por uma das vagas do G4, São Paulo, Palmeiras e Santos. O dever não será fácil, pois desses dez, o Cruzmaltino venceu apenas dois deles, empatou com um e perdeu os outros sete confrontos.