Recentemente, Anderson Silva foi pego no exame antidoping no UFC

Um dos maiores lutadores de MMA da história, Anderson Silva, o Spider, declarou nesta segunda-feira sua imensa vontade de disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em uma outra modalidade, o taekwondo. Conhecido por ter um dos chutes mais potentes do UFC, Anderson iniciou sua carreira no mundo das lutas no taekwondo, e por isso acredita que pode brigar por um lugar na seleção brasileira. Spider escreveu uma carta ao presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) Carlos Fernandes, se colocando a disposição para entrar no time:

“Todos sabem que para um atleta de alto rendimento, os Jogos Olímpicos são o sonho de todo atleta e assim, não seria diferente comigo. Quando ganhei o título de embaixador do esporte pelo Presidente Carlos Fernandes, esse sentimento passou a ficar ainda mais forte e, sendo em meu país, esse espírito olímpico me deixou muito motivado.  Será um imenso prazer fazer parte desse time de ouro(…) Sendo assim, deixo aqui registrada a minha vontade de representar o Taekwondo e o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, escreveu Anderson Silva.

O presidente da entidade ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto, e disse que irá se reunir com Anderson Silva nesta semana para avaliarem a possibilidade.

O taekwondo é esporte olímpico desde 2000, e o Brasil tem, na história, uma medalha de bronze, conquistada por Natália Falavigna em 2008, na China. Para os Jogos de 2016, a seleção tem quatro vagas garantidas por ser sede do evento, e outras quatro podem ser conquistadas pela posição dos brasileiros no ranking. Anderson pesa 84kg.

Recentemente, Anderson Silva foi pego no exame antidoping no UFC. Seu julgamento dentro da Comissão Atlética de Nevada havia sido marcado para o dia 21 de abril, mas o lutador pediu adiamento para maio. O ex-campeão dos pesos-médios foi flagrado por doping antes e depois da luta contra Nick Diaz no UFC 183, em janeiro deste ano. Estima-se que o lutador deva ser suspenso por um período que varia de nove meses a dois anos.