Mulher é primeira colocada no concurso para o cargo de soldado da PM-MS
A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar. Uma mulher foi a primeira colocada na prova para soldado. O concurso irá selecionar candidatos para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgaram a lista com a classificação dos candidatos aprovados na prova escrita objetiva para o concurso da Polícia Militar. Uma mulher foi a primeira colocada na prova para soldado.
O concurso irá selecionar candidatos para o cargo de soldado, oficial e oficial de saúde. O processo seletivo recebeu mais de 34 mil inscritos para as vagas de soldado, 2 mil para o cargo de oficial combatente e 221 para as vagas de oficial de saúde.
A notícia vem após a polêmica do processo seletivo instaurada após a decisão de igualdade para mulheres, que antes tinham apenas uma quantidade limitada de vagas no concurso.
O concurso de soldado, por exemplo, oferecia 388 vagas. A princípio, apenas 47 destas posições poderiam ser destinadas às mulheres. Uma decisão da Justiça permitiu que o concurso fosse feito sem diferenciação quanto ao número de vagas para homens e mulheres.
Após a decisão, as mulheres podem comemorar: se antes haviam apenas 47 vagas para elas, agora podem ocupar 70 vagas entre as 388 oportunidades disponíveis, de acordo com a classificação da prova escrita. Na prática, se a antiga regra valesse, 23 candidatas ficariam de fora do processo.
Após a polêmica, o secretário de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, explicou ao Midiamax que a definição do número de vagas nos concursos para as carreiras militares no Estado tem como o objetivo garantir a entrada das mulheres na corporação, pois, historicamente, o número de mulheres que se inscreve no concurso é menor.
No concurso deste ano, segundo Viegas, em números aproximados, o número total de inscritos para o cargo de soldado é de 34 mil, sendo 10 mil mulheres e 20 mil homens.
Confira a classificação dos candidatos na prova escrita objetiva no Diário Oficial do Estado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Desembargadores em MS retiram tornozeleiras mas continuam afastados
Todos permanecem afastados do Tribunal Pleno
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.