A partir desta terça-feira (11), pessoas que estão desempregadas e buscam a recolocação no mercado de trabalho poderão se inscrever no cadastro reserva do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), também conhecido como antigo Proinc (Programa de Inclusão Profissional). As inscrições ocorrem entre os dias 11 a 14 de fevereiro.
O inscrito no Primt recebem um salário mínimo de subsídio, uma cesta básica e alimentação nos dias de trabalho.
Conforme o Edital, o programa visa promover a ocupação e qualificação social e profissional de trabalhadores desempregados, residentes de Campo Grande. As atividades realizadas pelos beneficiários do Primt terão caráter emergencial, eventual e voluntário, de acordo com o estabelecido no programa.
As vagas são destinadas a pessoas interessadas em prestar serviços na administração municipal. Entre as atividades prioritárias, estão: limpeza, conservação e consertos diversos em praças, escolas, centros infantis, centros sociais, unidades de saúde ou assemelhados, aparelhos e canteiros públicos.
Além disso, se enquadram como prioritárias atividades como: roçada, capina, podas, varrição e conservação de próprios e logradouros públicos e preparação de áreas públicas para a realização de eventos.
Quem pode se inscrever no Primt?
Para realizar a inscrição no cadastro reserva os interessados precisam ter idade igual ou superior a 18 anos até 67 anos, estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e apresentar a Folha resumo (que consta a composição familiar) e número do NIS (Identificação Social).
Conforme as regras do programa, outro requisito para ingresso é estar em situação de desemprego por período igual ou superior a seis meses; também é necessário declarar residência no município de Campo Grande há, pelo menos, um ano (comprovante de residência) e possuir renda familiar per capita não superior a meio salário mínimo vigente (R$ 759,00). Apenas um membro por núcleo familiar poderá se inscrever no Primt.
No ato das inscrições, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:
- Registro Geral de Identificação (RG),
- Carteira de trabalho – CTPS (física ou digital);
- Inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Certidão de nascimento ou RG e CPF, dos filhos, dependentes e agregados;
- Comprovante da escolaridade ou declaração de escolaridade;
- Certificado militar, quando couber;
- CAD ÚNICO (atualizado).
O preenchimento das vagas ocorrerá de acordo com as convocações realizadas pela Funsat conforme demanda apresentada pelas secretarias e posteriormente publicadas em Diário Oficial.
Os convocados para realização de atividades laborais poderão participar de uma qualificação profissional e social, visando à preparação para a inclusão do beneficiário no mercado de trabalho formal.
A capacitação profissional será realizada por meio de cursos promovidos pela Funsat ou por parcerias com órgãos e entidades públicas ou organizações privadas.
Inscrições
As inscrições ocorrem entre os 11 a 14 de fevereiro, na sede da Funsat, das 7h às 10h. No local haverá distribuição de 50 por dia. A sede da Funsat está localizada na rua Quatorze de Julho, 992 – Vila Glória. Mais informações no telefone (67) 4042-0585, ramal 5832 ou 5833.
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