Com esperança de voltar ao mercado de trabalho, moradores do bairro Vida Nova, em Campo Grande, madrugaram em frente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Henedina Hugo Rodrigues, para participar do Primt Itinerante — programa que oferta vagas de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Embora a previsão inicial fosse distribuir 60 senhas, a equipe precisou dobrar esse número para 120, devido à alta procura. Houve quem chegasse às 20h da noite anterior, enfrentando o frio e a ansiedade em busca de uma chance.
A triagem ocorre por ordem de chegada e exige requisitos como estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) e comprovar ao menos seis meses fora do mercado formal. Após a triagem, os candidatos seguem para entrevista de encaminhamento. Os aprovados irão trabalhar em órgãos da prefeitura com remuneração de R$ 1.518,00.
Busca por oportunidade

Luana Gabriela, 25, mora na região e soube da ação por meio das redes sociais, ela conta que busca uma oportunidade para área de Administração, pois está fazendo curso na área. “Cheguei às 5h da manhã, mas quase não dormi de ansiedade”, disse.
Já Lucélia Maria da Silva, de 56 anos, foi em busca uma oportunidade para sustentar a casa enquanto o marido se recupera de uma cirurgia.
“A gente se virava, mas agora ele perdeu o emprego e não pode mais trabalhar com esforço físico. Estamos nos mudando da zona rural e eu preciso de uma renda, aceito qualquer área.”
Há dois anos fora do mercado, Stéfany Franciele Nonato chegou por volta das 6h junto ao seu filho de colo para tentar uma vaga na área de serviços gerais. “Parei de trabalhar porque precisava cuidar dele. Quando cheguei, já tinha fila”, relatou.
Capacitação gratuita

Diretora do Cras do Vida Nova, Adriana Nascimento, explica que, além das vagas de emprego, a ação oferta uma série de cursos de capacitação gratuitos.
“Temos cursos de qualificação gratuitos sendo ofertados diretamente nas unidades. Informática, mecânica, panificação, corte e costura. Tem horários diurnos e noturnos. Por isso, quem busca dignidade e geração de renda pode vir fazer inscrição.”
Primt
O Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho), coordenado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) em parceria com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), prevê a seleção de 360 beneficiários nesta etapa, que segue até o dia 26 de maio em outras cinco regiões da cidade.
João Henrique Bezerra, diretor-presidente da Funsat, reforça ainda que a descentralização do programa busca alcançar quem mais precisa.
“Na sede da Funsat, as filas dobram o quarteirão, com gente dormindo na porta. Nos bairros, conseguimos acomodar melhor as pessoas, evitar aglomeração e levar o serviço até onde o público está.”
As vagas abrangem diversas atividades como, por exemplo: limpeza, conservação e consertos diversos em praças, escolas, centros infantis, centros sociais, unidades de saúde ou assemelhados, aparelhos e canteiros públicos. A previsão é de que os 360 selecionados sejam convocados por meio de publicação em Diário Oficial. Os que não forem chamados inicialmente poderão integrar o cadastro reserva.
Regras e critérios para participação

Conforme a Lei Municipal n. 7.074/23, o Primt destina-se a pessoas fora do mercado de trabalho há mais de 180 dias e que desejem atuar em funções como serviços administrativos, conservação de espaços públicos e apoio a eventos realizados pela Prefeitura.
Os selecionados receberão um salário mínimo (R$ 1.518,00), cesta básica, alimentação nos dias de trabalho e no mínimo 40 horas de capacitação profissional em cursos e palestras.
Para participar, é necessário:
- Ter entre 18 e 67 anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
- Apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Folha Resumo do NIS;
- Apenas um membro da família pode estar vinculado ao programa;
- Ex-beneficiários só podem se inscrever novamente após seis meses do desligamento anterior.
O programa também contempla cotas: 5% para pessoas negras; 5% para pessoas com deficiência (PCD);
5% para mulheres vítimas de violência doméstica; 3% para egressos do sistema penitenciário e, por fim, 3% para pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 4042-0585 – Ramal 5933, de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 7h às 11h, e da tarde, das 13h às 17h, conforme o cronograma.
Programação
Noroeste – quinta-feira, 22 de maio
- Local: Rua Barbacena, s/n. – Jardim Noroeste – 60 senhas
Vila Gaúcha – sexta-feira, 23 de maio
- Local: Rua da Praia, n. 631 – Coophavila II – 60 senhas
Canguru – segunda-feira, 26 de maio
- Local: Rua dos Topógrafos, n. 1175 – Jardim Canguru – 60 senhas
Moema – segunda-feira, 26 de maio
- Local: Rua Querubina Garcia Nogueira, s/n. – Recanto dos Rouxinóis – 60 senhas
Fique por dentro das vagas
Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.