Já estão abertas as inscrições para servidores públicos que lecionam matemática em escolas da rede pública de Mato Grosso do Sul participarem do processo seletivo para ingresso no curso de especialização em Práticas Inovadoras no Ensino da Matemática.

Essa é a primeira vez que o curso de pós-graduação é ofertado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). As inscrições estão abertas até dia 1º de abril.

O curso busca oferecer ao professor de matemática o aprimoramento de suas habilidades e competências para promoção da equidade e inovação nas práticas pedagógicas da Educação Básica.

São 40 vagas disponíveis. A ação ocorre dentro do PED/Brasil (Programa de Especialização Docente) e envolve uma rede de universidades, com parceria da Universidade de Stanford e do Instituto Canoa.

Na grade de conteúdos, há módulos planejados com base em pesquisas. Os participantes devem aprender a ligar teorias à prática, ao mesmo tempo que aprendem a planejar e colocar em prática os ensinos voltados aos alunos.

Serão abordados os temas de gestão de aula, teorias de aprendizagem, trabalho em grupo, estratégias de ensino de matemática, planejamento do currículo em ação e avaliação da aprendizagem.

Durante a especialização, cada estudante será acompanhado por uma mentora ou mentor, responsável pelo apoio no seu desenvolvimento profissional, considerando o seu contexto de atuação escolar.

As aulas serão presenciais e realizadas no Inma (Instituto de Matemática da UFMS), aos sábados pela manhã e tarde, ou na sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã, de acordo com calendário.

Mais informações podem ser conferidas no edital.