Em edição suplementar do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), divulgada nesta quinta-feira (27), a prefeitura da Capital sancionou a Lei n. 7.273, que amplia os cargos efetivos na estrutura municipal. Na última semana, vereadores aprovaram, em regime de urgência, a criação de um concurso público que ampliará 10,2 mil vagas para transformar contratados em cargos efetivos.

Conforme a publicação, ficam acrescidos os quantitativos de vagas aos cargos já existentes no quadro de pessoal efetivo da prefeitura de Campo Grande. A ampliação abrange as seguintes funções: assistente administrativo II (600 vagas), assistente de inclusão escolar (2.600 vagas), auxiliar de serviços diversos (1.600 vagas), merendeira (1.200 vagas), monitor de alunos (4.200 vagas) e técnico agrícola (10 vagas).

A publicação também detalha os cargos que já compõem o quadro de pessoal efetivo do município, tanto da administração direta quanto indireta, incluindo a descrição das atribuições básicas, carga horária semanal, exigências, tipos de prova em concurso público, quantitativos já existentes e referência.

Na lista constam cargos como agente comunitário de saúde (1.742), agente de combate às endemias (581), agente de atividades educacionais (146), ajudante de operação (277), arquiteto (44), etc.

O preenchimento de todos os cargos efetivos ocorrerá exclusivamente por meio de Concurso Público de Provas ou Provas e Títulos, conforme especificado no edital.

Concurso visa substituir contratados

Em 18 de junho, vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram, em regime de urgência, o concurso público que ampliará em 10,2 mil vagas os cargos efetivos, com previsão de edital com 4,2 mil vagas iniciais.

Todas as vagas são voltadas para a área da educação. Conforme a prefeita Adriane Lopes, a publicação do edital deve sair nos próximos dias.

“Nós precisávamos aprovar na Câmara primeiro. A vagas aumentaram conforme a necessidade pautada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Agora podemos avançar com o concurso”, disse a prefeita.

Com isso, haverá uma substituição do processo seletivo para o concurso. Ou seja, 4.200 pessoas terão a oportunidade de efetivação no município através do certame. A convocação dos aprovados deve ocorrer até o fim de 2024.

Questionada se haverá orçamento para o pagamento dos profissionais concursados, a prefeita afirma que sim, visto que “o dinheiro usado para o pagamento dos profissionais do processo seletivo agora vai pagar os concursados” através da substituição de cargo.

Confira o edital:

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.