O (Instituto Federal de ) está com inscrições abertas para 720 vagas em cursos gratuitos de graduação. Interessados podem se inscrever até quarta-feira (17) em cursos nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, e Ponta Porã.

Pode tentar uma vaga quem participou de, pelo menos, uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio () dos anos de 2014 a 2023, e que obteve nota acima de zero na prova de redação.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Candidato da Central de Seleção, na qual também está disponível o Edital nº 095/2023, com todas as regras do processo seletivo.

Ao se inscreverem, os candidatos autorizam o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desta forma, é obrigatório que a inscrição seja realizada no CPF do próprio interessado na vaga, para que a consulta da nota seja possível.

Lei de cotas

Metade das vagas é para quem estudou todo o ensino médio em escola pública. Esses estudantes devem escolher concorrer como beneficiários de ações afirmativas (cotistas) quando se inscreverem.

Pela nova lei de cotas (Lei 14.723/2023), todos os candidatos, inclusive os cotistas, primeiro concorrem pela Ampla Concorrência (AC). Se não conseguirem a nota, os cotistas passam a concorrer às vagas reservadas para escola pública.

Das vagas para cotistas, metade é para estudantes com família cuja renda é de até um salário mínimo por pessoa. Dessas vagas, algumas são para quem se autodeclara preto, pardo, indígena ou quilombola, e a pessoas com deficiência (PCD).

A outra metade das vagas de cotas é para quem tem renda maior que um salário mínimo por pessoa ou renda não comprovada. Nesses casos, também há vagas para quem se autodeclara preto, pardo, indígena ou quilombola, e pessoa com deficiência (PCD).

A primeira e segunda chamada estão previstas, respectivamente, para 31 de janeiro e 8 de fevereiro.