O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para cursos de pós-graduação lato sensu ofertados gratuitamente, com início das aulas previsto para o 2º semestre letivo. Ao todo, são ofertadas 200 vagas para três opções de cursos presenciais e um na modalidade a distância. 

Cursos presenciais

Para a especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, são 120 vagas nos campi de Aquidauana, Campo Grande e Naviraí, com 40 vagas em cada município.

Os interessados devem ter o diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) em qualquer área de formação. Metade das vagas é destinada ao público externo e os outros 50% são para servidores do IFMS.

A especialização é desenvolvida em regime modular, com duração de 12 a 18 meses, e aulas presenciais nos campi da instituição. 

Já em Corumbá são ofertadas 40 vagas para a especialização em Informática Aplicada à Educação. Também ofertada em regime modular, a especialização tem duração de 18 meses, com aulas presenciais no campus Corumbá.

Confira o edital que detalha sobre essas vagas em especializações presenciais: Edital nº 036/2024. Interessados podem se inscrever até 21 de julho.

Curso a distância

São 40 vagas para a primeira turma da especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens. A seleção é destinada a portadores de diploma de ensino superior de licenciatura nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens, como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Letras, Pedagogia, Artes, entre outras afins. 

Com duração de 18 a 24 meses, a especialização terá aulas on-line em tempo real e também disponibilizará conteúdos que poderão ser acessados quando o estudante tiver disponibilidade. As inscrições para essa especialização vão até o dia 16 de julho. Confira o edital dessa especialização aqui: Edital nº 037/2024.

Inscrições 

Os interessados podem se candidatar gratuitamente na Página do Candidato da Central de Seleção. Para a especialização a distância em Ensino de Humanidades e Linguagens, o prazo segue até o dia 16. No caso dos cursos presenciais, os interessados podem se inscrever até 21 de julho.

Nas duas seleções, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. O procedimento de heteroidentificação será realizado de forma telepresencial.

Ambos processos seletivos serão realizados em duas etapas, sendo que a primeira consiste na análise dos documentos exigidos para o enquadramento na categoria de público em que os candidatos se inscreveram. Já a segunda etapa será o sorteio eletrônico para a classificação dos aprovados na etapa anterior.

Outras informações podem ser conferidas no site do IFMS, neste link.