‘Enem dos Concursos’ terá lista de espera para futuras convocações

Segundo o MGI, ao todo serão mais de 13 mil classificados em todo o banco de candidatos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Banco de candidatos é a forma de nomear a lista de espera (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Os candidatos sul-mato-grossenses classificados no CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), o ‘Enem dos Concursos’, poderão permanecer em uma lista de espera para futuras convocações.

Isso porque o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) formará um banco de candidatos aprovados em uma espécie de lista de espera para futuras convocações.

Segundo o MGI, ao todo serão mais de 13 mil classificados em todo o banco de candidatos. Sendo considerados classificados apenas aqueles que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e de títulos, estiveram classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático, com notas mais altas conforme o cargo e especialidade.

Banco de candidatos

O candidato que não tiver nota suficiente para passar, em sua primeira opção de cargo, sinalizada no momento da inscrição, poderá atingir a nota mínima para entrar no segundo cargo, contudo continua no banco de candidatos para a primeira opção.

O candidato contratado para sua terceira vaga pode se manter no banco de candidatos para a sua primeira e segunda opção. Entretanto, com a chance da convocação para ocupar posições melhores.

“O banco de candidatos é a nossa forma de nomear a lista de espera do concurso unificado. Dependendo da sua nota, você poderá estar apto a ocupar a vaga que você indicou como preferencial ou as seguintes. Sua nota pode ser baixa para a vaga de preferência, mas pode ser suficiente para as outras. O candidato concorre a todas as vagas em que se inscreveu dentro do bloco”, explicou Pedro Assumpção, assessor do Gabinete da SGP (Secretaria de Gestão de Pessoas) do MGI.

Novas Convocações

Segundo o MGI, as novas convocações para cargos previstos no ‘Enem dos Concursos’ serão efetuadas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos. Também há a possibilidade das pessoas que estão em lista de espera serem chamadas para assumir vagas temporárias. Se o candidato assumir uma vaga temporária, ele seguirá no banco de candidatos, aguardando possíveis vagas efetivas, sem perder sua classificação.

Com informações da Agência Gov

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados