Considerado o maior certame da história, o CPNU (Concurso Público Nacional Unificado), popularizado como ‘Enem dos Concursos’, será a oportunidade para 6.640 brasileiros ingressarem na administração federal. Dividido por oito blocos temáticos, as vagas estão extremamente concorridas.

Com isso, o que mais recebeu candidatos foi o Bloco 8, com mais de 694 mil inscrições, representando a maior taxa de candidatos/vagas 1.003,07. Já o Bloco 7 tem o maior número de vagas 1.737, apresenta uma taxa de candidatos/vagas de 242,9. Somando todos os blocos, a taxa de candidato/vaga é de 318,4.

(Foto: Divulgação, MGI)

“No CPNU, cada candidato se inscreveu para várias vagas dentro do mesmo bloco, isso permite que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de entrar na administração pública e, que mais pessoas negras, com deficiência ou indígenas participem do serviço público”, afirma Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU.

A concorrência por bloco permite que o candidato, que tenha obtido uma nota mais baixa que o concorrente na vaga de preferência, siga concorrendo a oportunidades no mesmo bloco temático.

“A nota é uma referência. Por mais que o candidato não passe no cargo de sua preferência, ele segue com grandes chances de entrar no sistema público”, conclui Pedro.

Contudo, conforme o MGI, os candidatos que estiverem aptos dentro das categorias de cota terão uma relação candidato/vaga, no total de blocos, de 315,7 no caso de pessoas negras, além de 114,74 em PCD (Pessoa com Deficiência) e de 68,4 em indígenas.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o ‘Enem dos Concursos’ recebeu mais de 33 mil inscritos. As provas serão realizadas no próximo domingo (18), em quatro cidades como Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

As vagas são para o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reformas Agrária), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.