O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) confirmou que o X Concurso Público de Servidores do Poder Judiciário está mantido para o próximo domingo (12). O tribunal confirma a realização do certame em razão de dúvidas de candidatos depois que o Concurso Nacional Unificado, organizado pelo Governo Federal, foi cancelado depois das enchentes assolarem o Rio Grande do Sul.

Em nota, o TJMS ressaltou que foi o primeiro tribunal do país a publicar portaria para autorizar magistrados a destinar os recursos depositados em contas decorrentes de arrecadação de penas pecuniárias para mitigar a tragédia que atinge o povo gaúcho.

Contudo, o tribunal informa que a aplicação da prova no domingo (12) está mantida porque suspensão poderia causar dano irreversível aos candidatos. Ao todo, 26.724 mil candidatos estão inscritos.

O TJMS tabém informou que do total de inscritos, apenas 0,44% são do Rio Grande do Sul. “Motivo pelo qual o adiamento com certeza prejudicará quase a totalidade dos inscritos, tendo em vista a proximidade da prova e a logística já providenciada por milhares de candidatos de todo o país para participação no concurso com passagens, hotéis e demais despesas”, informou.

Concurso do TJMS no domingo

O certame tem 860 vagas para formação de cadastro reserva e 26.724 inscritos na disputa entre os cargos de Analista Judiciário e Técnico de Nível Superior. A banca organizadora é a FGV (Fundação Getúlio Vargas). 

A maioria das inscrições são para os cargos de Analista Judiciário – Área Fim (11.937) e Analista Judiciário – Área Meio (7.493 inscrições). 

A prova será composta por 60 questões, sendo 15 de língua portuguesa e cinco de noções de legislação no módulo de conhecimentos básicos, e 40 questões no módulo de conhecimentos específicos.

Segundo o cronograma, o gabarito oficial preliminar deverá ser divulgado em 14 de maio e o resultado preliminar em 10 de junho, ambos após as 16h. A homologação do resultado final está prevista para 23 de julho e deve ser publicada no Diário da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, também após as 16h.