Caixa adia aplicação de prova do concurso no RS mas candidatos pedem extensão para todo o país

Abaixo-assinado quer adiamento em todo o País e defende “questão de justiça e equidade”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Adiamento da prova no Rio Grande do Sul atinge 47 mil candidatos (Foto: Secom/PR)

A Caixa Econômica Federal informou por meio de nota na última sexta-feira (10) o adiamento da aplicação da prova do concurso público para candidatos inscritos no estado do Rio Grande do Sul, em decorrência das fortes chuvas que assolam o estado. Neste são 47 mil candidatos inscritos que devem fazer a prova em nova data.

A prova está marcada para o dia 26 de maio nos demais estados do País, incluindo Mato Grosso do Sul, que possui 11.291 candidatos inscritos, distribuídos nos municípios de Campo Grande (6.315 candidatos), Corumbá (995), Dourados (2777) e Três Lagoas (1.204).

Por sua vez, candidatos de todo o País estão mobilizados por meio de abaixo-assinado para que as provas sejam adiadas em todo o território brasileiro. Segundo o documento, o adiamento geral visa atender à uma “questão de justiça e equidade garantir que todos os candidatos tenham a mesma oportunidade de participar deste importante processo seletivo e que seja mantida a lisura e segurança da prova”, destaca.

O abaixo assinado destaca ainda que há candidatos que moram em municípios afetados pelas chuvas, porém iriam viajar para realizar a prova em outros estados, movimento este impossibilitado pelo atual fechamento de aeroportos e principais vias terrestres.

A questão já foi apontada pelo Ministério Público Federal, que encaminhou ofício ao banco solicitando esclarecimentos quanto ao fato. O MPF quer saber se o adiamento da prova somente nos municípios gaúchos não afetaria a isonomia entre os candidatos na disputa.

Já a Caixa anunciou que possui reunião de seu Conselho Diretor marcado para terça-feira (14) sobre a aplicação das provas do concurso público, neste que é o terceiro maior da história do País.

No último dia 3 de maio, pelos mesmos motivos, o Governo Federal adiou as provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), este considerado o maior da história do País. A reaplicação deste também segue sem nova data anunciada.

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiroParticipe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Maracaju e demais cidades de MS.

Conteúdos relacionados

Professor Reme
Prefeitura de Itaquiraí