A Federal da Grande (UFGD) anunciou que está com oportunidades em de graduação a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária e portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária ou para reunião familiar. A ação acontece por meio do Processo Seletivo de Acolhida Humanitária, que disponibiliza 282 vagas em 30 cursos.

A UFGD alega que tem como foco acolher pessoas em situação de vulnerabilidade migratória, considerando que, na última década, Mato Grosso do Sul tem recebido centenas de migrantes, principalmente haitianos e venezuelanos, que deixaram seus países devido a graves crises ambientais e econômicas.

Pensando na acolhida humanitária e baseada em uma iniciativa institucional, o processo seletivo consiste apenas em uma fase, que é a prova de redação em Língua Portuguesa. A prova será realizada em 13 de agosto, das 9h às 11h. No dia do exame, é necessário que o candidato chegue com pelo menos 45 minutos de antecedência, apresente um documento de identificação original com foto e utilize caneta esferográfica preta ou azul escura, feita de material transparente.

O período de inscrições começa nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 28 de julho. A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato ou por alguém que assumirá a responsabilidade pelas informações prestadas, sem necessidade de apresentar procuração. A página do processo seletivo com os procedimentos que são necessários é: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/psah/psah-2023-2.

Para inscrever-se, é preciso acessar a Área do Candidato (https://selecao.ufgd.edu.br/), preencher os dados cadastrais, a ficha de inscrição eletrônica e selecionar o curso que deseja concorrer.

Vagas

São 282 vagas em 30 cursos: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Física, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Computação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras Libras (bacharelado), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Sistemas de Informação e Zootecnia.

Quem não for classificado dentro das vagas ofertadas para o curso em que se inscreveu, mas quiser entrar em outro, terá a oportunidade de manifestar interesse na ocupação de vagas não preenchidas. A solicitação deverá ser feita na forma de requerimento escrito direcionado à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Havendo concorrência pela vaga solicitada, será aplicado o critério de desempate previsto no edital.

Contatos

Centro de Seleção (fase de inscrição): telefone (67) 3410-2840 e e-mail centrodeselecao@ufgd.edu.br .

Secretaria Acadêmica (documentação, ingresso e matrícula): telefone (67) 3410-2820/ 2825 / 2826 ou, ainda, pelo e-mail secac@ufgd.edu.br .