O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de ) divulgou a prorrogação do prazo de entrega dos documentos do processo seletivo para novos conselheiros tutelares de Campo Grande. Agora, interessados podem participar até o dia 31 de maio.

Essa é a segunda vez que prazo é prorrogado, uma vez que estava previsto para encerrar primeiro em 28 de abril, depois em 12 de maio. No entanto, documentos podem ser enviados até 31 de maio de 2023 a partir de agora. Até o momento, 232 pessoas foram inscritas.

Segundo Márcio Benites Anastácio, vice-presidente do CMCDA, os documentos podem ser entregues ao Conselho em até cinco dias, no entanto, o que vale é a data do registro do envio. Isso significa que: se uma pessoa realizar a inscrição no dia 31 de maio, mas os documentos só forem entregues dias depois, candidato ainda está apto a participar do pleito. Vale ressaltar que a entrega dos documentos deve ser feita pelos .

Ainda segundo o presidente, a prorrogação do prazo foi para aumentar o número de inscrições, uma vez que os conselheiros tutelares têm importância na proteção de garantias dos direitos de Crianças e Adolescentes.

Salários até R$ 5,9 mil

O com todos os detalhes do processo seletivo foi publicado no dia 5 de abril. Os conselheiros escolhidos vão atuar no mandato de 2024 a 2027 e o salário bruto para o cargo é de R$ 5.946,26. A primeira etapa do processo é a inscrição e entrega de documentos, que deve ser feita até 31 de maio.

segunda etapa é a análise da documentação exigida e a terceira, o exame de conhecimento específico e eliminatório. Podem concorrer pessoas com mais de 21 anos, que moram há pelo menos dois anos em Campo Grande e têm diploma de curso superior.

Ao todo, 120 são ofertadas, sendo 40 para cargo de conselheiro titular e 80 para conselheiro suplente. Vagas são distribuídas entre os oito conselhos tutelares do município.

Além disso, é necessário comprovar experiência na área da infância e adolescência mediante a apresentação de três entidades registradas do CMDCA, ou carta de apresentação de escolas ou movimentos sociais.

A escolha final ainda passa por eleição aberta ao público. O edital completo do processo seletivo pode ser acessado aqui.

*Matéria atualizada às 9h48 para acréscimo de informações.