O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) publicou de abertura para o exame de 2024, com 1.784 vagas em técnicos integrados ao ensino médio.

Conforme o edital, o prazo para inscrições será aberto na sexta-feira (11). Os cursos gratuitos serão oferecidos nos campis de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, e Três Lagoas.

São 11 opções: Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. 

Conforme o IFMS, no ensino técnico integrado o estudante tem a oportunidade de cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e a formação profissional e técnica escolhida. Os cursos têm duração de três anos. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Para participar do Exame de Seleção e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de possuir o CPF em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Todas as regras e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 062/2023.

Candidatos também podem acessar o hotsite do Exame de Seleção 2024!

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas a partir de sexta-feira pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O valor da taxa é de R$ 20.

Será concedida isenção da taxa aos candidatos que apresentarem documento que comprove estarem matriculados ou terem concluído o 9º ano do ensino fundamental em escola pública (declarações escolares, boletins ou outros documentos emitidos pela escola) ou que apresentem a Folha Resumo do comprovante de cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). 

O pedido de isenção deverá ser feito entre 11 de agosto e 27 de setembro, no ato da inscrição, selecionando o item ‘Isento' no campo ‘Forma de Inscrição' no sistema da Central de Seleção, devendo ser anexado o documento comprobatório. 

As inscrições para o Exame de Seleção 2024 terminam em 8 de outubro.

Prova

Será aplicada no dia 29 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas. 

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no edital (Anexo X).

A previsão é de que resultado do Exame de Seleção e a primeira chamada sejam publicados no dia 20 de dezembro, com matrículas em janeiro de 2024.

Quadro de Vagas

MunicípioCursoTurno*Vagas
Aquidauana
 
EdificaçõesMatutino40
Vespertino40
InformáticaMatutino40
Vespertino40
Campo GrandeAdministraçãoMatutino40
Vespertino80
EletrotécnicaMatutino40
Vespertino40
InformáticaMatutino80
Vespertino40
MecânicaMatutino40
Vespertino40
CorumbáInformáticaMatutino40
Vespertino40
MetalurgiaVespertino40
CoximAlimentosMatutino40
Desenvolvimento de SistemasMatutino40
Vespertino40
DouradosAdministraçãoMatutino40
Vespertino40
Informática para InternetMatutino80
Vespertino40
JardimEdificaçõesMatutino40
InformáticaMatutino40
NaviraíAgriculturaMatutino80
Informática para InternetMatutino80
Nova AndradinaAgropecuáriaMatutino e Vespertino80
InformáticaVespertino80
Ponta PorãAgriculturaMatutino40
Vespertino40
InformáticaMatutino40
Vespertino40
Três LagoasEletrotécnicaMatutino36
Vespertino36
InformáticaMatutino36
Vespertino36