O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para 760 vagas em de graduação. A seleção é com base na nota alcançada pelo candidato no (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2022. As vagas são ofertadas em oito municípios e com ingresso no segundo semestre.

Podem participar candidatos que já concluíram o ensino médio e que realizaram a edição 2022 do Enem, com nota acima de zero na prova de redação. Ao se inscreverem, os candidatos autorizam o IFMS a consultar o resultado obtido no Enem junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para que a consulta da nota seja possível, é obrigatório que a inscrição seja realizada no CPF do próprio candidato.

No momento da inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas de ações afirmativas. Metade das vagas ofertadas é destinada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas, 50% são para aqueles com renda familiar per capita inferior a um mínimo e meio. Também há cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 22 de maio, pela Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está publicado o edital de abertura com todas as regras do processo seletivo. No edital também é possível consultar os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana (120 vagas), Campo Grande (160), (80), Coxim (160), (40), Jardim (40), (40) e Três Lagoas (120). 

A divulgação do resultado final da 1ª chamada para solicitação de matrícula está prevista para 2 de junho. A estimativa é que as aulas tenham início no final de julho.

Confira as vagas da Graduação no 2º Semestre