O “Feirão da Empregabilidade da Construção Civil” nesta segunda-feira (4) terá atendimento das 8h às 16h, na sede da Funtrab (Fundação do Trabalho), em . As 272 oportunidades na área atraiu até em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

José Eduardo Bacchi da Silva, de 24 anos, é formado em engenharia civil e viajou de , distante quase 500 quilômetros de Campo Grande, na esperança do registro na carteira de trabalho. Tem experiência no setor em obras de e Aral Moreira, entretanto, está atuando em projetos freelancers. “Tenho parente aqui, vejo eles e vim em busca de uma vaga”, disse.

Os processos seletivos são oferecidos por três grandes empresas, com que chega a R$ 3 mil e benefícios. Entre as vagas há para: armador de ferros, encarregado de obras, bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista, pedreiro, ajudante de obras, motorista de caminhão, serralheiro, motorista carreteiro, recepcionista, secretária, ajudante de serralheiro, supervisor de logística, servente de obras, encarregado de obras, montador de andaimes (edificações) e carpinteiro de obras.

Urbano Mocelin, de 37 anos, trabalha há 23 anos na área, sendo 15 anos como mestre de obras. Ele está empregado, mas se animou com o anúncio de emprego mais vantajoso. “Busco melhorar”.

Seleção

O feirão visa ampliar e suprir a demanda de empregados no setor. Conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho), o estoque de emprego formal em apresentou expansão em julho de 2023. O crescimento foi de 2.386 postos de trabalho, equivalente à variação de 0,38% em relação ao estoque do mês anterior.

O atendimento segue sem intervalo até 16h, com guichês de atendimento por ordem de chegada. A Funtrab está localizada Rua 13 de Maio, nº 2.773, Centro.