As inscrições para o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) e Vestibular (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encerram na próxima quinta-feira (15). São cerca de 10 mil vagas em disputa para o próximo ano letivo.

Os interessados devem concluir a inscrição pelo site ingresso.ufms.br. A taxa é de R$ 100 e deve ser paga até sexta-feira (17). A (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e à Cultura) é responsável pelo processo seletivo. Ao abri o site, o candidato insere o curso desejado, os dados pessoais e o município da aplicação da prova.

Neste ano, o candidato pode mudar, conforme a vigência das fases do edital, o local da prova e o curso pretendido. Ao todo, são 125 cursos, entre presenciais e on-line, distribuídos em Campo Grande, Aquidauana, , Corumbá, , , Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O Vestibular UFMS contém o maior número de vagas entre os editais similares – ao todo são 7.376. O conteúdo programático da seleção já foi publicado e deve abordar: linguagens e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e a redação. São 60 questões de múltipla escolha.

Nesta modalidade, podem se inscrever o participante treineiro, aquele que não concorre a uma vaga e apenas aplica a prova como teste, assim como o aluno que terminou o ensino médio e busca ingressar na universidade. As avaliações serão em formato presencial e on-line.

O certame conta com matrículas reservadas por cotas para indígenas, pessoas pretas ou pardas e PcD (Pessoa com Deficiência), que devem comprovar a condição no ato da inscrição. A prova será aplicada no dia 3 de dezembro, com cinco horas de duração.

Já a prova do Passe acontece no dia 10 de dezembro, com conteúdo programático adaptado ao novo ensino médio. São 1.080 vagas para estudantes do ensino médio, dividido em três etapas:

  • 1ª etapa – Os estudantes concluintes do 1º ano do ensino médio regular ou do 2º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.
  • 2ª etapa – Os estudantes concluintes do 2º ano do ensino médio regular ou do 3º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.
  • 3ª etapa – Os estudantes concluintes do 3º ano do ensino médio regular ou do 4º ano do ensino médio técnico com duração de 4 anos.

Saiba Mais