Continuam abertas até dia 27 de fevereiro as inscrições para pesquisadores visitantes recém-doutores brasileiros e estrangeiros da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O aprovado terá remuneração de R$ 6.997,75 e cada pesquisa apoiada em até R$ 20 mil pela (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS).

Conforme o edital, são 30 para jornadas semanais de 40 horas. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas pelo próprio candidato a pesquisador visitante no Sigproj.

Para participar são necessários requisitos como: ter terminado o doutorado há no mínimo dois anos e no máximo dez anos (contados até a data da submissão da proposta); ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser brasileiro, e, caso seja estrangeiro, currículo equivalente; produção científica regular nos últimos cinco anos; possuir ORCiD; não ter exercido atividades de pesquisador visitante nos últimos 24 meses; não ser servidor público da administração direta ou indireta (federal, estadual, municipal), bem como de subsidiárias e controladas; e não ter sido condenado por crimes ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo, ou função pública.

O pesquisador visitante deve também propor um plano de trabalho contendo: descrição dos objetivos vinculados ao projeto de pesquisa do supervisor e alinhados às áreas prioritárias de fomento na UFMS e Fundect, ministrar presencial ou remotamente pelo menos uma disciplina por ano em cursos de graduação da Universidade, indicar o pesquisador do projeto, colaborar com a execução de um planejamento de pesquisa coordenado e desenvolvido (cadastrado e vigente no Sigproj da UFMS), ter pelo menos um artigo Qualis A4 aceito ou superior por ano aceito durante a vigência do contrato, estar à disposição do gestor e das unidades.

A contratação dos recém-doutores tem objetivo fortalecer o ensino de graduação e pós-graduação, já que eles atuarão nos dois níveis de ensino. O contrato terá início em maio de 2022, com vigência de 12 meses podendo ser renovado por até 24 meses para pesquisadores visitantes brasileiros e 48 meses para estrangeiros. As informações detalhadas do processo seletivo podem ser conferidas no edital. O e-mail para envio de esclarecimentos e dúvidas é dict.propp@ufms.br.

(Com informações da assessoria)