Pular para o conteúdo
Emprego e Concurso

Justiça anula questões e manda governo de MS retomar concurso com mil vagas para professores

Após aprovação de apenas 0,5% dos inscritos, resultados da primeira fase do processo seletivo serão retotalizados
Arquivo -

A Justiça Estadual anulou seis questões do concurso de 2018 do governo de para contratação de e determinou a retomada do processo seletivo. Os resultados da primeira fase terão de ser retotalizados e, com base na nova classificação, as etapas seguintes deverão ser reiniciadas.

O MPMS (Ministério Público Estadual) move ação civil pública desde 2019, na qual aponta uma série de inconstâncias na prova aplicada com base em parecer técnico expedido por professores da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Entre elas, questões com mais de uma resposta certa, questões sem nenhuma alternativa correta e temas que fogem do conteúdo programático previsto em edital.

A 30ª Promotoria de Justiça de chegou a emitir uma recomendação para que a SED (Secretaria de Estado de Educação) e a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) anulassem 16 questões. A sugestão não foi acatada e os promotores decidiram recorrer à Justiça.

Dos mais de 17 mil inscritos no concurso, apenas 75 foram aprovados – índice de reprovação de 99,5%. Organizado pela Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa,  Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do ), o processo seletivo previa provimento para mil vagas, com salários de R$ 1.851,36 e jornada de 20 horas semanais.

O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, acatou parcialmente os pedidos do MPMS na ação civil pública e entendeu pela anulação de seis questões da prova. Todas elas, segundo o magistrado, eram incompatíveis com os temas do conteúdo programático previsto.

Foram derrubadas as questões 48, 54 e 66, aplicadas aos candidatos à vaga de professor de História; 55, aos postulantes à vaga de professor de Arte; 69, aos pretendentes a professor de Física; e 70, àqueles inscritos para vaga de professor de Sociologia.

A decisão não implica os candidatos já aprovados. Apenas aqueles inicalmente reprovados na primeira fase que, após a retotalização das pontuações, alcançarem a nota mínima para avançar é que deverão ser convocados para novas etapas.

O governo estadual deverá republicar o resultado da primeira fase, com a possível nova ordem de classificação, e então retomar o concurso com os candidatos aprovados.

A sentença foi proferida em novembro de 2020. O governo do Estado recorreu em embargos de declaração, rejeitados em março passado. Uma nova apelação foi apresentada para ser julgada em segunda instância.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Sidrolândia abriu credenciamento de empresas para ações em áreas públicas. (Jornal Midiamax, Arquivo)

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Homem morre após ser arremessado para fora do veículo em acidente na BR-463

IBGE lança mapa-múndi invertido, com o Sul no topo

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

arsenal

Arsenal empata com o campeão Liverpool após estar perdendo por 2 a 0

Últimas Notícias

Esportes

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Com a derrota em casa, o 'Leão' fica na lanterna do Brasileirão

Mundo

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

O Boeing 747-800 é estimado em 400 milhões de dólares (2,26 bilhões de reais)

Emprego e Concurso

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

Os interessados devem comparecer até a Fundação com RG, CPF e Carteira de Trabalho

Polícia

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Homem procurou atendimento médico porque acreditava que tinha quebrado o pé, mas raio-x não apontou fraturas