A Fundação da Cultura de publicou, nesta segunda-feira (19), através do DOE (Diário Oficial Eletrônico), a abertura de um concurso para premiar artesãos que acabaram sendo prejudicados com a pandemia de coronavírus. Ao todo, serão R$ 110 mil distribuídos para 22 finalistas.

Conforme a publicação, o concurso em caráter emergencial, ajudará profissionais que foram do que foram prejudicados pela suspensão das tradicionais feiras em decorrência do decreto de pública.

O Prêmio Artesania Online irá selecionar 22 artesãos e cada um ganhará R$ 5 mil. O edital deve convida artistas que moram no Estado, pessoas físicas ou microempreendedoras, individuais ou pessoas jurídicas sem fins lucrativos.

Os interessados devem gravar um vídeo de 30 a 40 minutos; anexar um currículo ou portfólio, documentando as atividades artesanais e ressaltando, pelo menos, 2 anos de atuação na área; e anexar a cópia da carteira nacional de artesão, emitida há mais de dois anos, dentro do prazo de validade, contendo o número de registro do artesão no SICAB.

A banca levará em conta o uso de técnicas e matérias que façam referência à FCMS; criatividade; didática; tradição; consciência ambiental; e produção artesanal associada à cultura local em seus temas.

Sob pena de desclassificação, os vídeos devem ser gravados com smartphone na posição horizontal; com boa definição; boa iluminação; áudio sem ruídos externos e; em formato compatível para upload via Youtube, Vímeo e Google Drive.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro. Clique aqui para se inscrever.