A (Fundação Nacional do Índio) encaminhou pedido de autorização para realizar concurso público, que poderá sair até junho de 2021.

O edital do concurso FUNAI 2020/2021 foi solicitado com 826 vagas nos níveis médio e superior. Então, após análise do e Segurança Pública, o pedido vai ser encaminhado para autorização do . Isso vai ter que ser feito até 31 de maio, prazo máximo para todo os pedidos serem enviados para análise da pasta.

A previsão é de que o certame seja realizado ainda no primeiro semestre de 2021. “O órgão apresenta déficit de servidores e atualmente trabalha com menos da metade do seu quadro efetivo de pessoal”.

Conforme informações da Assessoria de Comunicação da FUNAI, os aprovados serão lotados entre as unidades descentralizadas em todo o Brasil; além do Museu do Índio, no ; nas Frentes de Proteção Etnoambiental; e na sede da fundação, no Distrito Federal.

Para nível médio, o edital da FUNAI foi solicitado para o cargo de Agente em Indigenismo. Então, o salário inicial, conforme dados de junho de 2019, é de R$5.349,07 mensais.

Para nível superior, as vagas da FUNAI foram solicitadas para Administrador, Antropólogo, Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Engenheiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Estatístico, Geógrafo, Indigenista Especializado, Médico Veterinário, Pesquisador, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Comunicação Social e Zootecnista.

Assim, o salário inicial para os graduados, também segundo dados de junho de 2019, é de R$6.420,87.

A distribuição das vagas por cada cargo ainda não foi divulgada.

Com informações do portal Notícias Concursos