O concurso com 1,5 mil vagas para professores e administrativos da SED (Secretaria Estadual de Educação) terá o edital com as regras publicados no próximo dia 24, segundo adiantou o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, na manhã deste domingo (2), durante a prova do concurso para o Corpo de Bombeiros.

Conforme Viegas, as provas para professores serão realizadas no dia 11 de novembro e, no dia 25 do mesmo mês, para servidores administrativos. Serão mil vagas para professores da rede pública estadual e mais 500 vagas para administrativos.

Os profissionais aprovados vão substituir efetivos da Educação Estadual, sem custos adicionais. Atualmente, o governo conta com cerca de 15,5 mil professores, sendo 6,5 mil convocados e 9 mil efetivos (aprovados em concurso).

Em junho, representantes do governo estadual, da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e Sinfae (o Sindicato dos Trabalhadores Administrativos da Educação) discutiram questões ligadas ao certame, com alterações para atender a determinações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). O certame terá novos critérios de seleção, como investigação social e exame psicotécnico.