O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) solicitou à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que autorize a contratação dos 450 aprovados restantes do concurso da Polícia Rodoviária Federal realizado em 2013. Durante discurso em Plenário nesta terça-feira (3), ele explicou que o certame foi realizado para contratar mil novos policiais rodoviários federais, mas o governo chamou apenas 500 candidatos. Ele ressaltou que foram gastos mais de 19 milhões de reais para capacitar os cerca de mil aprovados.

Figueiró lembrou que o contingente da PRF tem menos de 10 mil homens, dos quais 300 já se aposentaram e outros 900 devem se aposentar até dezembro. “Se estes 450 aprovados não forem contratados de imediato, a situação ficará muito difícil para a instituição, segundo seus próprios diretores”.

“O que realmente me sensibiliza é que estas pessoas que abandonaram seus empregos anteriores para fazer o curso de formação de horário integral contando com a contratação, estão agora sem perspectiva. Não têm acesso a nenhuma informação a respeito da convocação ou não. Que a ministra os receba, os ouça, os atenda”, pediu.

O senador Ruben Figueiró recebeu o aparte dos senadores Odacir Soares (PP-RO) e Mozarildo Cavalvanti (PTB-RR). Ambos destacaram a importância da PRF no combate ao tráfico de drogas e armas e na fiscalização e prevenção de acidentes nas estradas. Todos criticaram o descaso do governo para com a instituição que sofre com a falta de infraestrutura e de pessoal.

“Não é possível que se solicite que essas pessoas deixem o seu emprego, a segurança que tinham, na confiança de que o Governo iria lhes convocar para integrar os quadros da PRF, e agora os deixa ao léu. Além disso, o Governo, gastou R$19 milhões, para instruí-los. É algo absolutamente incompreensível e que só acontece no Governo do PT, infelizmente”, criticou Figueiró.