Produtores culturais, autores, companhias e aristas têm até a próxima sexta-feira (23) para inscrever-se no Edital Nacional 2014 do Natura Musical. Criado há nove anos, o Programa é uma das principais iniciativas de fomento à cultura musical brasileira e disponibilizará ao todo 2 milhões de reais para projetos que tenham esse foco, divididos em três modalidades: formação e legado, lançamento de novos trabalhos e conteúdos e novos formatos.
Além do edital nacional, o programa realiza em 2014 editais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pará. Juntos, eles vão destinar 6,4 milhões para projetos de diferentes formatos, em acordo com as Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e a Lei do ICMS nos Estados.
Com mais de 220 projetos e 1000 produtos culturais patrocinados, entre CDs, DVDs, shows, livros, pesquisas, documentários, exposições, acervos, entre outros, impactando um público de um milhão de pessoas desde 2005, o programa ocupa hoje posição única no mercado musical brasileiro como fonte de recursos para a viabilização de projetos em várias plataformas e mantém uma ativa plataforma digital, com downloads gratuitos e webrádio.
PROGRAMA
O Natura Musical apoia iniciativas culturais de diversas áreas artísticas que tenham a música brasileira como foco em três vertentes de atuação: projetos emblemáticos de ícones da música brasileira, que representam marcos de carreira para os artistas, com grande potencial de reverberação com o público; trabalhos inéditos de novos artistas que despertam interesse da crítica e do público, com potencial para elevar suas carreiras a um novo patamar no curto prazo com o apoio do Natura Musical, e iniciativas voltadas para a preservação e difusão de conteúdos de música de raiz, regional, folclórica, de caráter histórico ou antropológico, e ainda projetos de valorização da cultura regional e de formação de novos músicos.
Neste ano o Natura Musical está oferecendo uma nova modalidade de patrocínio dedicada a projetos de difusão. É possível inscrever projetos nos seguintes formatos:
• Lançamento de novos trabalhos: projetos inéditos de CDs, DVDs e vinis, com turnês de pequeno, médio e grande porte;
• Formação, documentação e legado: projetos de formação musical, formação de público, documentação e/ou preservação da música brasileira;
• Conteúdo e Novos Formatos: projetos de difusão da música brasileira por meio de clipes, programas para web, conteúdos para TV, aplicativos, áudio, podcasts, blogs, etc.
Todos os projetos, exceto os inscritos na modalidade Conteúdo e Novos Formatos, devem, necessariamente, prever a produção e entrega de um produto cultural físico inédito (CDs, DVDs, livros, coletâneas, catálogos de exposições ou programações, por exemplo), com tiragens a partir de 1 mil unidades. Na categoria de Conteúdo e Novos Formatos a veiculação e disponibilização do conteúdo no portal Natura Musical é obrigatória.
No edital nacional, a partir da escolha final dos projetos, a Natura encaminhará ao Ministério da Cultura os selecionados que não possuírem inscrição ou aprovação na Lei Rouanet ou Audiovisual, para inscrição, avaliação e habilitação dos projetos para recebimento do incentivo fiscal. Após a decisão do MinC, os projetos são contratados e o resultado é divulgado até dezembro de 2014. Para os editais regionais, os projetos deverão se habilitar para patrocínio junto às leis de incentivo estaduais: Proac (SP), Pró-Cultura (RS), Leic (MG), Faz Cultura (BA) e Semear (PA).
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar do edital nacional 2014 devem acessar o portal www.naturamusical.com.br. Lá o proponente encontrará o regulamento do edital na íntegra, além do direcionamento para o formulário eletrônico e planilha orçamentária. As inscrições são gratuitas.
Os editais da Natura Musical são voltados para pessoas físicas e jurídicas, produtores, promotores, companhias e outras instituições que desenvolvam atividades artísticas e culturais. Os proponentes do edital nacional não precisam ter o registro prévio no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) ou estarem aptos à captação de recursos por meio da Lei Rouanet ou da Lei do Audiovisual.
Após o processo, os selecionados receberão uma carta de intenção de patrocínio da Natura para se adequarem às exigências do Ministério da Cultura. O mesmo processo é válido para os editais do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), São Paulo (Proac) e Bahia (Faz Cultura). Para os demais editais regionais é necessária a aprovação prévia dos projetos pelas leis de incentivo estaduais: Leic (MG) e Semear (PA).
SOBRE A NATURA
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira que fabrica cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,6 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França.
A estrutura da Natura é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Em dezembro de 2012, a empresa adquiriu de 65% da fabricante australiana de cosméticos australiana Aesop, a qual atua em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Outras informações sobre a Natura podem ser acessadas pelo site www.natura.com.br.