A relação de projetos habilitados na primeira fase do edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal, que beneficia ações culturais nos municípios pantaneiros, foi divulgada pela Funarte (Fundação Nacional de Artes). O programa contemplará 48 projetos com premiações de R$ 15 mil. Serão beneficiados artistas, produtores e grupos de nove municípios sul-mato-grossenses e sete de Mato Grosso, todos da região pantaneira.

Os projetos – nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares e moda – devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nos municípios do Pantanal.

Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. Cerca de 500 mil pessoas habitam a região, que é um rico mosaico cultural brasileiro.

Os interessados em participar do edital da Funarte participaram de oficinas de divulgação e qualificação em Aquidauana, Bodoquena, Coxim, Corumbá, Ladário, Miranda, Sonora, Rio Verde e Porto Murtinho.

Seleção

O processo seletivo é composto de duas etapas: habilitação e seleção – conforme estabelece o edital. A primeira fase ficou a cargo de uma equipe coordenada pela Funarte e formada especificamente para este fim. Nesta etapa foram avaliadas a documentação enviada, a adequação da proposta ao objeto do edital, e o atendimento às condições previstas no seu item 2.

Os projetos habilitados após a análise dos recursos serão encaminhados à Comissão de Seleção, composta por representantes da Funarte, dos Estados integrantes do Pantanal e por especialistas. Com, no mínimo, seis membros, a Comissão indicará 48 projetos, além de uma lista de suplentes, que poderão ser contemplados posteriormente, caso haja disponibilidade futura de recursos.

De acordo com o edital, a avaliação desta segunda etapa terá como critérios básicos: “o desenvolvimento de práticas e ações artísticas e educativas propostas ou voltadas para jovens de 18 a 29 anos; a valorização das experiências culturais regionais do Pantanal e a autenticidade e a expressividade artísticas”. Mas a Comissão de Seleção poderá, ainda, estabelecer critérios específicos.

Acesse aqui o link com as listas de projetos habilitados e inabilitados