Remanescentes da Guarda Municipal protestam em frente ao prédio da Prefeitura de Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (6), pela convocação de 77 pessoas aprovados em concurso realizado em 2009. De acordo com um dos aprovados,  Erik  Garcia, 27 anos, eles permanecerão  no local até que o prefeito Alcides Bernal (PP) dê uma reposta sobre a situação. O prazo máximo para convocação é dia 14.

Conforme o representante, a manifestação contará com faixas que serão mostradas nos cruzamentos da avenida Afonso Pena, porém não têm a intenção de fechar a via. “A manifestação será pacífica. Vamos cobrar uma resposta do prefeito. São 77 famílias que estão esperando esta convocação”, afirma.

A situação acaba gerando um clima de incerteza na vida dos profissionais, já que muitos relatam que precisam fazer ‘bicos’, pois ficam na dependência da convocação.

A última convocação ocorreu ainda na gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), onde 50 guardas tomaram posse na gestão seguinte. Durante a gestão de Alcides Bernal, nenhuma convocação foi realizada.

O concurso ocorreu para cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), entre a prefeitura e o Ministério Público Estadual para contratação de Guardas Municipais. A solicitação pedia a contratação de 1488 profissionais. De acordo com os manifestantes, atualmente a guarda conta com 1300 homens e mulheres.

Os guardam aprovados no concurso já passaram por treinamento e prometem persistir até que a convocação ocorra. “O protesto não é contra o Bernal, mas pedimos uma posição do prefeito”, afirma Herik.

O comandante da Guarda Municipal, coronel Jonys Cabreira, compareceu ao local e informou aos manifestantes que irá conversar com o prefeito e  trará uma resposta até o final da tarde.