Termina, na próxima sexta-feira (31), o prazo para inscrição de projetos sociais para seleção ao patrocínio da Eletrosul em 2013. Com recursos próprios, no valor de R$ 1 milhão, serão patrocinados projetos alinhados às diretrizes da Política de Investimento Social da Eletrosul, com foco nas áreas de educação complementar, qualificação profissional, geração de trabalho e renda e conservação do meio ambiente. No edital de 2012, 487 instituições foram inscritas e 54 projetos selecionados.

“Na chamada pública anterior, muitas propostas foram recusadas nas etapas iniciais da análise devido a erros básicos de preenchimento do formulário. Com as oficinas gratuitas de Elaboração e Gestão de Projetos Sociais, oferecidas pela Eletrosul ao longo do ano, a expectativa é de que o número de projetos aprovados para 2013 seja maior”, acredita a gerente da Assessoria de Responsabilidade Social da estatal, Denise Basílio.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet, por pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, e pessoas de direito público da administração indireta. Os projetos devem ter orçamento máximo de R$ 50 mil e proposta de atuar em municípios de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia, nos quais a Eletrosul mantém instalações, empreendimentos ou prospecção de negócios. Na página eletrônica da empresa (www.eletrosul.gov.br) estão todas as orientações e formulários a serem preenchidos ao inscrever um projeto.

Após o encerramento das inscrições, é iniciada a avaliação e seleção dos projetos, com participação de representantes da sociedade civil. As propostas, analisadas em quatro etapas, passam por triagem administrativa para verificação da adequação dos projetos ao edital; análise técnica, onde são considerados critérios como aderência à Política de Investimento Social, relevância social e viabilidade; aprovação pela diretoria-executiva da empresa e, por último, ratificação do documento que firma a parceria. A seleção dos projetos será feita entre os meses de setembro e dezembro, com previsão de publicação dos resultados no dia 2 de janeiro de 2013, na página da Eletrosul na internet.

Incentivo ao esporte como lição de cidadania no MS – O projeto “Uma escola em cada campo”, desenvolvido pelo Ubiratan Esporte Clube de Dourados é um dos projetos patrocinados pela Eletrosul, em Mato Grosso do Sul. O apoio financeiro é destinado à compra materiais esportivos como bolas, redes, coletes, camisetas, apitos e cones, além de contribuir com o pagamento de três dos dez instrutores das escolinhas de futebol.

O projeto está sendo desenvolvido no município de Dourados, desde março deste ano, atendendo crianças em oito núcleos localizados em sete escolas e na sede do Ubiratan. Para fazer parte do projeto, basta procurar por um dos instrutores em uma das escolas-polos. A criança precisa estar regularmente matriculada na rede municipal, estadual ou indígena e ter bom rendimento escolar.

Como parte das atividades do projeto, está em andamento a Taça Integração Sub-16 do Ubiratan Esporte Clube de Dourados, envolvendo 12 equipes. O campeonato teve início na última semana e deve se estender até o final do mês de setembro.

Segundo informações do responsável pelo projeto, Joaquim Soares, na primeira fase, os times estão divididos em quatro chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória.

Soares explica que, no total, são 350 crianças, com idades entre 8 e 14 anos, jogando bola durante praticamente todos os dias da semana. Os grupos se dividem para o treino e a expectativa é de que, até o final do ano, o número de jovens atletas chegue perto de mil.

No mês de julho, o Ubiratan organizou a Taça Integração Sub-13, também com 12 times. Na ocasião, o time do Pro Gol conquistou o bicampeonato no campo do Ubiratan Esporte Clube.