Na última quarta-feira (18) a empresa Optimale, detentora da ferramenta de monitoramento ambiental INFOSAN, recebeu a notícia que está entre os finalistas do Concurso CODE_n13. A Optimale representará o Brasil na maior feira de tecnologia do mundo, a CEBIT, que acontecerá em março de 2013 na Alemanha.

Com a ferramenta web de monitoramento ambiental em tempo real, INFOSAN, a empresa concorrerá na categoria de medição inteligente de dados. Com INFOSAN é possível monitorar em tempo real a qualidade do ar, os níveis de ruído, as chuvas, as pressões nas redes de abastecimento, o volume de água tratada, a poluição dos rios, as emissões de gás, entre outros. Os dados coletados e tratados de forma inteligente podem ser acessados de qualquer tablet, notebook ou smartphone com acesso a internet, auxiliando gestores de empresas privadas e governamentais a controlar suas emissões e gastos energéticos.

Para Peter Cheung, CEO da Optimale, “concorrer com empresas do mundo inteiro no CEBIT em 2013 ao lado de grandes players do setor, tais como DELL e IBM, mostra que o Brasil está no cenário mundial das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação. Peter ressalta a importância de criar produtos de TI que auxiliem na solução dos problemas ambientais nos meios urbano e rural, ditas TICs Verdes.

Por enquanto o INFOSAN está sendo utilizado apenas por indústrias e por empresas mas visão de Peter é que o produto seja popularizado e esteja acessível a toda população. “Quero que as pessoas tenham dispositivos instalados em seus domicílios, que compartilhem com o mundo através da Internet e das redes sociais, que visualizem os dados em tempo real e consequentemente possam obter benefícios através da melhoria da qualidade de vida”, conclui.

Concurso Code

O Concurso Code_n13, foi criado pelo Grupo GFT (provedor global de soluções de TI para o setor financeiro) em parceria com a Ernst & Young, GmbH e Deutsche Messe AG. Com um total de 250 concorrentes de 35 países que enviaram suas inscrições, os vencedores dos CODE_n13 Awards serão escolhidos por um júri de alto nível internacional e receberão, cada um, o valor € 15.000 em dinheiro.

Peter Cheung

Dr. Peter Cheung é fundador da Optimale e hoje atua como CEO e CTO da empresa. Tem doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Cemagref Bordeaux, na França, e já atuou como diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). É o representante da América Latina do programa Young Water Professional (IWA).