O trecho da ferrovia Cascavel-Maracajú foi um dos contemplados em edital publicado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, nesta segunda-feira (18). A licitação é para contratar a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), da ligação ferroviária entre a Ferroeste, em Cascavel – Oeste do Paraná, e Maracajú – no Mato Grosso do Sul.

Os estudos do trecho devem considerar e analisar informações de estudos já realizados ou em desenvolvimento, para os segmentos existentes entre Cascavel e Porto de Paranaguá e o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, em função das etapas de implantação e operação para a necessária compatibilização de bitolas. A informação foi confirmada pelo diretor presidente de Planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Junior.

O edital contempla outros dois trechos da Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os preços de referência de cada lote são: Paraná-Chapecó, no valor de R$ 5,636 milhões; Chapecó-Porto Rio Grande, avaliado em R$ 6,951 milhões; e Cascavel-Maracaju, com R$ 5,529 milhões. O recebimento das propostas está sendo feito no auditório da empresa, em Brasília e vai até às 10h, do dia 7 de agosto. O prazo par a execução dos serviços será de 18 meses, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de prorrogação.

Trecho teve grande esforço político e da bancada federal

A bancada Federal teve participação efetiva na inclusão do trecho na obra que recebeu inclusive moção de apoio dos governadores do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (formado por MS, PR, SC e RS). No ano passado, o deputado federal Vander Loubet, realizou três audiências publicas nos municípios de Maracajú, Dourados e Naviraí – em junho e julho de 2011, para discutir a implantação do trecho ferroviário no Estado. Participaram das discussões prefeitos, produtores rurais, deputados e vereadores.

Estudos mostram que com a ferrovia o frete de uma tonelada de grãos deverá custar U$ 31,37, ou 38,4% menos que aquele cobrado em rodovias. O ramal é de interesse dos três Estados , porque interliga importantes regiões produtoras do sul de Mato Grosso do Sul e do Oeste do Paraná e Santa Catarina, ao Porto de Paranaguá, no Paraná.