Será neste sábado (19) o XI Concurso de Bandas de Percussão. Realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, o evento já se tornou uma tradição na cidade e reúne alunos de escolas do município, como também de outras cidades. Será no Ginásio do Corumbaense Futebol Clube, a partir das 16 horas, e é organizado pela Banda de Música Municipal Manoel Florêncio.

O concurso é uma forma de divulgar o trabalho realizado pelas bandas de percussão das escolas, bem como fomentar e estimular a criação de novas corporações musicais mediante uma competição sadia que incentiva o aprimoramento de métodos e técnicas musicais sem deixar, no entanto, de se preocupar com o desenvolvimento do pensamento cívico, do espírito de competição, da autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.

O coordenador Edmilson Suares Cuellar informou que 12 escolas do Município e do Estado, deverão participar do concurso. A expectativa é reunir um público de cerca de cinco mil pessoas. “Pode-se dizer que este evento é um programa familiar de inclusão social, pois levará ao ginásio do Corumbaense não somente as criança e adolescentes que integram as corporações musicais, mas professores, pais, avós e responsáveis, sem se deterem em diferenças sociais”, comenta.

As corporações serão avaliadas por uma comissão julgadora que observará repertório, melodia, precisão rítmica, técnica instrumental, afinação, conjunto, uniformidade, marcha, garbo e criatividade. “Há uma grande expectativa em torno deste concurso que já pode ser considerado um evento marcante em nossa cidade, visto que é muito aguardado pelas escolas e pelo público que o acompanha”, observa Edmilson. Em 2010, a Escola Estadual João Leite de Barros conquistou o título com 252 pontos.