Termina nesta segunda-feira (12) o período de inscrições para concurso público para provimento do cargo de Perito Oficial Forense, na função de Perito Médico Legista substituto, da Coordenadoria-Geral de Perícias (CGP), do grupo Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul.

São oferecidas vagas para os municípios de Nova Andradina, Aquidauana, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

O candidato concorre para as vagas disponibilizadas, conforme o município da opção efetuada no ato de inscrição do concurso. A reserva de vagas é de 10% para negros e 3% para índios.

Para concorrer ao cargo, o interessado deve ter entre 21 e 45 anos, nacionalidade brasileira, ser graduado em medicina, não ter registros de antecedentes criminais e nem ter praticado infração penal, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B”, entre outros requisitos.

O valor da inscrição é de R$ 126,88, que deve ser paga através do Documento de Arrecadação Estadual (Daems) nas Agências Bancárias e Casas Lotéricas.

A falta de um médico legista no IML (Instituto Médico Legal) de Nova Andradina, responsável por toda a região do Vale do Ivinhema, tem causado vários transtornos as famílias que perderam seus parentes.

A ausência de um profissional para realizar os exames necroscópicos, tem obrigado as famílias a amargarem a espera da volta dos corpos de seus entes, que são transferidos para outros municípios do Estado.

O drama teve início quando o único médico legista que atendo no IML de Nova Andradina se aposentou.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região do Vale do Ivinhema possui uma população estimada em 124.837 habitantes.