Na tarde da última sexta-feira (19), o Sindicato de Jornalistas Profissionais da Grande Dourados (Sinjorgran), representado por membros da diretoria e pela presidenta Karine Segatto, participou de reunião com o presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado, onde foi apresentada a nova equipe e entregue um documento referente à vaga de jornalista no concurso público que será aberto em breve pela Câmara.

As informações iniciais eram de que a vaga exigiria apenas Ensino Médio, o que contraria toda a mobilização nacional dos sindicatos e da FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas) pela volta da exigência do diploma.

A proposta do Sinjorgran é de que a vaga seja de Ensino Superior e que candidatos com registro no Ministério do Trabalho como “Jornalista Profissional” também possam concorrer, da mesma forma que o previsto na Lei Estadual nº 3.923 de 30 de junho de 2010 e na Lei Municipal 4.870 de 13 de julho de 2010, válida em Campo Grande para os Poderes Legislativo e Executivo.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Idenor Machado, o concurso será realizado dentro da legalidade, sem dar espaço para mandado de segurança que trave o concurso. Também disse que como educador sente que é preciso fazer o possível para valorizar quem está formado.

O encaminhamento da reunião é que documento entregue pelo Sinjorgran será repassado para a comissão que está elaborando o concurso e que se outros documentos forem necessários o Sindicato será acionado.

Do Sinjorgran, além da presidenta Karine Segatto, fizeram parte da reunião o assessor jurídico do sindicato, Altair da Costa Dantas, a diretora de Cultural e Recreativa, Indira Brito, a presidenta da Comissão de Sindicância, Stella Zanchett, a conselheira fiscal, Graziela Moura e o delegado da FENAJ, João Carlos Torraca. A assessora de comunicação da Câmara de Vereadores, Érika Batista, também participou da reunião. (Com informações do Dourados News)