Começou nesta segunda-feira (14) a terceira edição da Seleção Estadual de Gastronomia de Mato Grosso do Sul. O evento é realizado pela Fundação de Turismo (Fundtur) e pelo Senac e segue até a próxima quarta-feira, na cidade de Corumbá. A seleção faz parte da
5ª edição do Festival Gastronômico Sabores do Pantanal, organizado pela Prefeitura Municipal.

A seleção tem como objetivo a valorização da gastronomia regional, promoção e reciclagem dos profissionais da área, identificação dos sabores que representam cada região turística de Mato Grosso do Sul, premiando o prato principal e o prato doce que estarão representando Mato Grosso do Sul no Salão Nacional de Turismo em São Paulo em 2012 e 2013.

De acordo com a presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, é de grande importância este festival e esta seleção para valorizar os ingredientes regionais. “A gastronomia é um segmento de grande importância e oferecer produtos de qualidade para os turistas é fundamental. Por isso, o segmento deve estar preparado para oferecer pratos de qualidade aos turistas e aos sul-mato-grossenses, com destaque para os ingredientes regionais”, afirmou Nilde.

Esta seleção de gastronomia valoriza os ingredientes regionais. “Em parceria com o Senac, houve uma preparação destes pratos para que eles sejam apresentados com qualidade aos visitantes do evento, demonstrando a riqueza e a variedade de Mato Grosso do Sul e valorizando os ingredientes de cada região”, destacou Nilde. “O prato selecionado representará Mato Grosso do Sul no salão nacional de gastronomia, atribuindo grande visibilidade ao Estado”, afirmou Nilde.

Para habilitar os participantes para a produção em larga escala durante o evento, o Senac/MS ofereceu um treinamento, em que o alunos receberam as dicas de como atribuir mais sabor, aroma e graça ao prato, e com isso fazer um trabalho com mais qualidade.

A capacitação ocorreu ao mesmo tempo para todos os selecionados, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. O curso foi dividido em duas partes: 20 horas de prática e quatro horas de noções de higiene e manipulação de alimentos.

Os professores do Senac receberam cerca de 20 participantes para avaliar as receitas de cada um e dar dicas de como incrementar os pratos. Eles foram selecionados pela Fundação de Turismo, por meio de um processo ocorrido nas suas regiões de origem, como uma eliminatória. O prato escolhido representa a região do participante.
Pratos
O treinamento aconteceu na sede da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Participaram do treinamento 14 pessoas de cinco regiões: Rota Norte; Bonito e Serra da Bodoquena; Caminho dos Ipês; Pantanal e Vale das Águas.

Os pratos são: Filé de pintado grelhado com cajupa; Panqueca pantaneira; Mousse de bocaiva com calda de greifo; Pintado à moda do cerrado; Pudim pantaneiro; Pintado na telha; Milk shake pantaneiro de bocaiuva; D´leite Campestre Amendoim; Tilapia a Mami.