A partir desta segunda-feira (10) começa a restituição da taxa de R$ 35 paga pelos candidatos ao concurso dos Correios, que seria realizado no ano passado. O processo seletivo foi alvo de uma série de polêmicas e acabou sendo cancelado.

A ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) se comprometeu a devolver com correção monetária o dinheiro pago pelos estudantes.

O reembolso será feito nas agências dos Correios. Para recuperar a verba, basta apresentar o documento de identidade ou o comprovante de inscrição.

O concurso, que previa o preenchimento de quase 7.000 vagas, foi revogado depois de ações judiciais questionando a prova. O atual presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, garantiu que será lançado em breve um edital para a contratação da organizadora de um novo processo seletivo.

Entenda o caso

Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para concorrer a uma vagas de nível médio e superior que seriam abertas no antigo concurso. Os salários oferecidos variavam entre R$ 703 e R$ 3.731.

Apesar de as inscrições para o concurso dos Correios terem sido encerradas em fevereiro de 2010, a empresa demorou cinco meses para definir a empresa que seria responsável pelo antigo processo seletivo.

A prova, na época, foi suspensa pela Justiça em 19 de outubro. Ela só foi liberada no dia 24 de novembro, após uma nova decisão judicial. Mais uma vez, entretanto, o concurso foi cancelado, dessa vez pela própria empresa dos Correios.

Em dezembro, a Empresa de Correios e Telégrafos fez uma audiência pública para reunir sugestões da população e elaborar um novo edital do concurso público.