Francis Padilha de Campo Grande foi o grande vencedor do 9º Concurso de Canto Bidu Sayão O barítono ganhou os prêmios Júri Popular Masculino e Terceiro Prêmio Masculino.

O barítono Francis Padilha, 35 anos, de Campo Grande conquistou dois prêmios no 9º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, a principal e mais importante competição de Canto Lírico do país e da América Latina, que aconteceu na quarta-feira (27), em Belo Horizonte. Ele ganhou o prêmio Júri Popular Masculino e Terceiro Prêmio Masculino.

Padilha se apresentou interpretando a peça “Di Provenza Il Mar Il Soul” da ópera La Traviata, de Verdi e a ária “Largo Al Factotum” da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini. O barítono foi acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do Maestro Marcelo Ramos, que veio dos Estados Unidos especialmente para o evento.

Padilha muito emocionado com a premiação dupla disse se sentir muito grato. “Quando comecei a cantar, tive que sair do meu Estado, pois não havia curso de canto lá. Hoje, sei que todo esforço valeu a pena. O concurso é uma oportunidade ímpar. Agradeço a Cleber Papa e a Rosana Caramaschi por nos darem a oportunidade de cantarmos profissionalmente. São poucas as iniciativas como essa que tem o objetivo de revelar novos nomes do canto lírico”, explicou.

Padilha foi selecionado entre centenas de cantores brasileiros e do exterior. Passou pelas eliminatórias, semifinais e finais de 20 a 24 de abril, no Conservatório Mineiro de Música. Além de agradar ao júri, encantou o público e durante suas apresentações foi amplamente aplaudido.

Foi avaliado por um júri especializado, formado por profissionais de renome da área da música e do canto eruditos, presidido pelo maestro Luis Gustavo Petri, Diretor Artístico e Regente titular da Orquestra Sinfônica de Santos.

Francis Padilha é regente, cantor e preparador vocal. Natural de Campo Grande, atualmente vive a atua em Porto Alegre. É bacharel em Canto pela UFRGS. Atualmente é aluno do curso de Regência Coral da UFRGS. Atuou como regente no Coral Sons do Vale – projeto de música no Campus da UFRGS de 2001 a 2004 e rege atualmente os corais Zemer da Federação Israelita de POA e ANASPS-RS. Como preparador vocal atua no Coral Procergs, AABB de Porto Alegre, no Coral da Fundação Tiago Gonzaga e Madrigal do Dpto de Música da UFRGS de 2003 a 2004. Foi preparador vocal do I Forum Coral Mundial, junto as atividades do Forum Social Mundial em Poa à convite da FECORS. É Barítono tendo cantado com a orquestra Sinfônica da Puc de Curitiba e UCS de Caxias do Sul, Orquestra do Grupo Cantabile de POA, Dpto. de Música da Ufrgs e Pro Cantus. Em 2005, participou do Espetáculo Nativitatem a convite da Prefeitura de Gramado junto as atividades do Natal Luz. Como Professor trabalhou nas oficinas de Técnica Vocal, Corão e Coro MPB no 16º Painel de Regência Coral de Gramado-RS, Oficinas de Técnica Vocal da Escola Terra Mater em São Paulo e Oficinas de Coro Cênico e Técnica Vocal do 25º Festival de Música de Londrina. É integrante e preparador vocal do grupo Vocal 5 desde 2003 dedicado a música vocal a capella.