Pular para o conteúdo
Economia

Rota Bioceânica é tema de destaque na 59ª Expoagro em Dourados

A consolidação da Rota Bioceânica como um novo corredor de integração regional e logística internacional foi tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (12) pelo assessor especial de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lúcio Lagemann, durante a 59ª Expoagro, em Dourados (MS).Dirigida a produtores rurais, empresários e lideranças políticas, … Continued
Admin -

A consolidação da Rota Bioceânica como um novo corredor de integração regional e logística internacional foi tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (12) pelo assessor especial de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lúcio Lagemann, durante a 59ª Expoagro, em Dourados (MS).
Dirigida a produtores rurais, empresários e lideranças políticas, a apresentação abordou os avanços físicos e institucionais da Rota, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Um dos destaques foi a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai — obra que já alcança 70% de execução. O empreendimento, financiado pela Itaipu Binacional, é considerado peça-chave na concretização da rota.
Além da ponte, Lagemann detalhou os investimentos em infraestrutura viária, especialmente nos trechos de pavimentação da Transchaco e da Bioceânica, no Paraguai, e nas adequações logísticas do lado brasileiro, como a MS-276 e a BR-267. Outro ponto enfatizado foi a articulação dos marcos aduaneiros e fitossanitários, com tratativas em andamento entre os quatro países envolvidos — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile — para viabilizar a integração plena.
“Estamos falando de um projeto estruturante, que exige cooperação multinacional, planejamento estratégico e grandes investimentos. Mato Grosso do Sul está no centro dessa transformação, e o Governo do Estado tem atuado fortemente na articulação e execução das ações necessárias”, destacou Lagemann.
A Rota Bioceânica começa em Mato Grosso do Sul, no município de Porto Murtinho, e segue até os portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, cruzando Paraguai e Argentina. A nova conexão viária representa uma redução de até 8 mil km no trajeto logístico de exportações e importações com países da Ásia, em comparação com os portos do Sudeste brasileiro.
Com isso, a expectativa é de ganhos significativos em competitividade para os produtos sul-mato-grossenses, além da diversificação dos destinos comerciais e fortalecimento do turismo regional.
“Esse é um sonho de mais de 50 anos que estamos concretizando. A construção da ponte e os acordos firmados com os demais países mostram que estamos avançando. O grande beneficiário dessa integração será o Mato Grosso do Sul, que tem potencial para se tornar o principal hub logístico do Brasil e da América do Sul”, afirmou o assessor.
Lagemann também ressaltou os ativos estratégicos do Estado. “Temos um dos maiores aquíferos do mundo, temos terras produtivas, mão de obra qualificada e uma localização geográfica privilegiada. A Rota Bioceânica é a chave para transformar essas vantagens em desenvolvimento sustentável e geração de riquezas”, finalizou.

ROSANA SIQUEIRA DA SEMADESC

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

aeroporto

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18)

Cotidiano

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Especialistas alertam para riscos mentais e técnicos do uso da inteligência artificial para terapia

Brasil

Vence licença de Eduardo Bolsonaro que está nos EUA desde fevereiro

A partir de agora, o deputado precisa justificar suas ausência para não perder o mandato

MidiaMAIS

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Está sem ideia do que fazer neste domingo? Confira a programação