Pular para o conteúdo
Economia

Rota Bioceânica é tema de destaque na 59ª Expoagro em Dourados

A consolidação da Rota Bioceânica como um novo corredor de integração regional e logística internacional foi tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (12) pelo assessor especial de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lúcio Lagemann, durante a 59ª Expoagro, em Dourados (MS).Dirigida a produtores rurais, empresários e lideranças políticas, … Continued
Admin -

A consolidação da Rota Bioceânica como um novo corredor de integração regional e logística internacional foi tema da palestra ministrada nesta segunda-feira (12) pelo assessor especial de Logística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Lúcio Lagemann, durante a 59ª Expoagro, em Dourados (MS).
Dirigida a produtores rurais, empresários e lideranças políticas, a apresentação abordou os avanços físicos e institucionais da Rota, considerada estratégica para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Um dos destaques foi a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai, que liga Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai — obra que já alcança 70% de execução. O empreendimento, financiado pela Itaipu Binacional, é considerado peça-chave na concretização da rota.
Além da ponte, Lagemann detalhou os investimentos em infraestrutura viária, especialmente nos trechos de pavimentação da Transchaco e da Bioceânica, no Paraguai, e nas adequações logísticas do lado brasileiro, como a MS-276 e a BR-267. Outro ponto enfatizado foi a articulação dos marcos aduaneiros e fitossanitários, com tratativas em andamento entre os quatro países envolvidos — Brasil, Paraguai, Argentina e Chile — para viabilizar a integração plena.
“Estamos falando de um projeto estruturante, que exige cooperação multinacional, planejamento estratégico e grandes investimentos. Mato Grosso do Sul está no centro dessa transformação, e o Governo do Estado tem atuado fortemente na articulação e execução das ações necessárias”, destacou Lagemann.
A Rota Bioceânica começa em Mato Grosso do Sul, no município de Porto Murtinho, e segue até os portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, cruzando Paraguai e Argentina. A nova conexão viária representa uma redução de até 8 mil km no trajeto logístico de exportações e importações com países da Ásia, em comparação com os portos do Sudeste brasileiro.
Com isso, a expectativa é de ganhos significativos em competitividade para os produtos sul-mato-grossenses, além da diversificação dos destinos comerciais e fortalecimento do turismo regional.
“Esse é um sonho de mais de 50 anos que estamos concretizando. A construção da ponte e os acordos firmados com os demais países mostram que estamos avançando. O grande beneficiário dessa integração será o Mato Grosso do Sul, que tem potencial para se tornar o principal hub logístico do Brasil e da América do Sul”, afirmou o assessor.
Lagemann também ressaltou os ativos estratégicos do Estado. “Temos um dos maiores aquíferos do mundo, temos terras produtivas, mão de obra qualificada e uma localização geográfica privilegiada. A Rota Bioceânica é a chave para transformar essas vantagens em desenvolvimento sustentável e geração de riquezas”, finalizou.

ROSANA SIQUEIRA DA SEMADESC

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Emprega CG

‘Emprega CG’ ofertará 1 mil vagas de emprego no Parque Jacques da Luz

Sites do Governo retornam após instabilidade interromper serviços na terça

VÍDEO: Perseguição da PRF acaba com traficante preso no Jardim Pênfigo em Campo Grande

Morre o jornalista e advogado Cícero da Conceição

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Projeto científico incentiva estudantes indígenas a criarem soluções para acesso à água

Últimas Notícias

Publieditorial

Como economizar nas compras online em Mato Grosso do Sul: estratégias e ferramentas úteis

Economizar, nos dias de hoje, tem se tornado cada vez mais essencial, especialmente diante da crise inflacionária no Brasil.

Polícia

Grupo alvo de operação em que ‘Choquito’ morreu era organizado e tinha divisão de tarefas em MS

Foram apreendidos veículos, celulares e motocicletas

Transparência

Prefeitura prorroga contrato de R$ 6 milhões com fornecedora de estrutura para eventos

O contrato teve início em 2023.

Transparência

Concessionária vence leilão da Aena para produção de mídia em aeroportos de MS

As propostas vencedoras somaram cerca de R$ 1,5 bilhão, valor que o consórcio deverá pagar à Aena