Sindicato denuncia ‘sucateamento’ de frigorífico que não pagou funcionários em Campo Grande

Empresa demitiu mais de 100 funcionários em dezembro e não pagou verbas rescisórias

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Caminhão de frete na sede da empresa neste sábado. (Canal Fala Povo)

Os proprietários do frigorífico Beta Carnes Alimentos Ltda, na Chácara das Mansões, em Campo Grande, são acusados de “sucatear” a planta com a retirada de equipamentos e maquinários, neste sábado (6), para não realizar o pagamento que é devido aos mais de 100 funcionários demitidos em dezembro. A denúncia é feita pelo STIC-CG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Carne e Derivados de Campo Grande). 

A empresa é a mesma que foi fechada pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) em 23 de novembro de 2023 devido a irregularidades sanitárias, documentais e estruturais. 

De acordo com o presidente do sindicato, Vilson Gregório, o STIC-CG tem acompanhado desde às 08h a movimentação de caminhões de frete que entram e saem do endereço levando os equipamentos. Eles pretendem acionar a justiça. “Estão sucateando o maquinário para não pagar os trabalhadores”, ele afirma. 

Trabalhadores denunciam retirada de equipamentos. (Canal Fala Povo)

Imagens feitas por quem acompanhava a movimentação dentro do frigorífico mostraram a retirada de cilindros, mesas, ar-condicionado, ferramentas, refletores, entre outros equipamentos. 

Vilson explica que a empresa ficou devendo o pagamento das verbas rescisórias para 126 funcionários, como proporcional de férias e 13º salário. Os salários referentes a novembro e parcial de dezembro teriam sido pagos aos ex-funcionários. 

A justiça do trabalho havia determinado no fim de dezembro o prazo de dois dias para que a Beta Carnes realizasse o pagamento aos funcionários demitidos em 8 de dezembro. Caso não cumprisse o prazo, a empresa teria que pagar uma multa de R$ 100 mil por dia. 

“Estão sucateando aqui e tem uma multa correndo […] a gente pediu uma liminar para que a empresa pagasse, mas só encontrou um dos donos”, afirma. 

O Midiamax solicitou uma nota da Beta Carnes Alimentos Ltda sobre o assunto e aguarda resposta. O espaço continua aberto para manifestações. 

Conteúdos relacionados